Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vaticano lamenta incêndio em Notre-Dame

A premiê britânica Theresa May, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, expressam solidariedade à França

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h50 - Publicado em 15 abr 2019, 17h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Vaticano lamentou, em nota publicada nesta segunda-feira, 15, o incêndio que atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris. O fogo ainda não foi controlado e já causou o desabamento de uma das torres da igreja pode até ter consumido quase todas as relíquias e obras de artes.

    “A Santa Sé acolheu com choque e tristeza a notícia do terrível incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cristandade na França e no mundo”, afirmou o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti.

    “Expressamos proximidade aos católicos franceses e à população de Paris, e garantimos as nossas orações aos bombeiros e aos que estão fazendo o possível para fazer frente a esta dramática situação”, diz ainda o comunicado.

    O arcebispo de Paris, dom Michel Aupetit, convidou à oração e pediu aos párocos da capital francesa que toquem os sinos de suas igrejas em solidariedade ao incêndio. Já o reitor da Grande Mesquita de Paris, Dalil Boubakeur, falou de “terrível espetáculo”, pedindo a proteção divina para este “monumento precioso aos nossos corações”.

    Continua após a publicidade

    A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, também lamentou a destruição. “Meus pensamentos estão com o povo da França esta noite e com os serviços de emergência que estão lutando contra o terrível incêndio na Catedral de Notre-Dame”, escreveu no Twitter.

    O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou estar “horrorizado” com as imagens vindas de Paris. “Meus pensamentos estão com as pessoas e o governo da França”, escreveu.

    Continua após a publicidade

    O Metropolitan Museum of Art, de Nova York, também reagiu ao ocorrido. “Estamos enviando todo o nosso apoio e força para o povo de Paris e estamos prontos para fornecer todo e qualquer recurso que pudermos”, afirmou o museu pelo Twitter.

    Continua após a publicidade

    O Ministério de Relações Exteriores do Brasil ainda não se manifestou.

    O incêndio começou às 17h50 (12h50 em Brasília), segundo o porta-voz da catedral, André Finot. O local estava em restauração.

    O incêndio é considerado muito difícil de ser controlado pelos bombeiros. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação preliminar sobre as causas do fogo.

    Continua após a publicidade

    De acordo com o jornal Figaro, 16 estátuas de cobre estão a salvo, porque foram retiradas da catedral no último dia 11 para restauro em Périgueux. Cada uma delas pesa cerca de 250 quilos e mede 3 metros de altura. Elas devem retornar à torre da catedral em 2022.

    A prefeitura de Paris montou uma sala de crise, para acompanhar o combate às chamas, e ordenou a retirada de moradores e visitantes da Île de la Cité, onde está localizada a catedral.

    Cerca de 1.000 pessoas moram na região. Parte delas está abrigada no espaço Blancs Manteaux. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, vai até o local para acalmar os moradores.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.