Vazamento pinta água de verde fluorescente no Porto de Sydney
Autoridades australianas concluíram que a substância não era tóxica após testes
As águas do Porto de Sydney foram tingidas de verde fluorescente nesta quarta-feira, 25, após o vazamento de uma substância similar a corante em Kirribilli, um dos bairros mais nobres da cidade na Austrália.
Os moradores de Milsons Park, em Kirribilli, ficaram surpresos quando viram a água da baía ao longo da Hipwood Street ficar verde fluorescente e imediatamente chamaram os bombeiros para investigar a coloração incomum.
O superintendente do Corpo de Bombeiros de Nova Gales do Sul (NSW), Adam Dewberry, afirmou que há “milhares de áreas” por onde a substância verde poderia ter entrado, já que ela foi vista pela primeira vez saindo de um sistema de drenagem de águas pluviais.
“É improvável que possamos identificar a fonte, de onde veio, porque há muitos pontos de acesso à água da chuva naquela área”, disse ele.
Corante fluoresceína
As autoridades testaram a água e concluíram que a substância verde não é tóxica e provavelmente se trata de fluoresceína, um corante usado para rastrear o fluxo de água.
“A principal (descoberta) é que identificamos que a substância não é tóxica. Não há evidências de nenhum dano marinho, peixes mortos, e não há manchas em nenhum dos barcos que estão na baía, ou ao redor dos cais ou da costa”, disse Dewberry.
A fluoresceína é um corante não tóxico utilizado por encanadores para identificar vazamentos, mapear a localização de tubulações e detectar danos em sistemas de drenagem e trajetos de água. A Sydney Water, que cuida do saneamento na cidade, afirmou que não havia utilizado o corante na região.
A prefeitura de North Sydney enviou equipes para conter o vazamento com barreiras de absorção, e a substância foi completamente diluída após a chuva que atingiu a cidade na madrugada de quinta-feira.