Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Venezuela ameaça deixar OEA se for convocada reunião sem seu aval

A organização avalia a possibilidade de convocar uma reunião de chanceleres sobre a crise no país

Por Da redação
26 abr 2017, 10h49

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta terça-feira que seu país deixará a Organização de Estados Americanos (OEA) caso a instituição realize uma nova reunião de ministros para avaliar a crise no país sem o aval dos venezuelanos.

“Se ocorrer alguma reunião de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA) sem o aval e o consentimento do governo da Venezuela, tenho a instrução (do presidente Nicolás Maduro) de iniciar o procedimento de saída da Venezuela”, disse Rodríguez ao canal estatal VTV.

“Não vamos seguir permitindo violações à legalidade, violações à institucionalidade e arbitrariedades”, disse Rodríguez, que acusa o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, de promover “um plano de intervenção e tutela” com o apoio dos Estados Unidos.

A OEA avaliará a possibilidade de convocar uma reunião de chanceleres sobre a crise na Venezuela durante uma sessão extraordinária de seu Conselho Permanente nesta quarta-feira. A sessão, a quinta na OEA sobre a Venezuela em um mês, foi solicitada por 16 de seus 34 membros que, “considerando a crescente preocupação” continental sobre esse país, buscam elevar o debate a nível ministerial.

Continua após a publicidade

A petição foi apresentada por Argentina, Barbados, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Jamaica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, que lhe atribuem “caráter urgente e de interesse comum”.

A grande maioria desses países apoiou em 3 de abril uma resolução do Conselho Permanente que declarou uma “grave alteração inconstitucional” na Venezuela, baseados na Carta Democrática Interamericana, um documento da OEA de vigilância da democracia no continente.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.