Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Venezuela: governadores opositores são empossados após boicote

Um dos cinco políticos opositores eleitos ainda se recusa a prestar juramento à Assembleia Constituinte

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 21h17 - Publicado em 23 out 2017, 21h46

Quatro governadores da oposição, eleitos no dia 15 de outubro passado na Venezuela, prestaram juramento nesta segunda-feira à Assembleia Constituinte, cedendo à exigência do governo. Na semana passada eles haviam se recusado a ser empossados pelo órgão, que consideram inconstitucional.

“Governadores eleitos da Ação Democrática prestaram juramento e se subordinaram à @ANC_ve”, assinalou a Constituinte em sua conta no Twitter, junto a uma foto na qual aparecem os quatro diante de Delcy Rodríguez, que preside o organismo.

Os governadores são Antonio Barreto Sira, do Estado de Anzoátegui, Ramón Guevara, de Mérida, Laidy Gómez, de Táchira, e Alfredo Díaz, de Nueva Esparta. Todos eles são integrantes da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).

O quinto governador da MUD eleito em 15 de outubro, Juan Pablo Guanipa, ainda se recusa a prestar juramento à Constituinte. O político foi eleito no Estado de Zulia e afirmou que não se submeterá ao poder dos constituintes “usurpadores”.

Continua após a publicidade

A cerimônia de posse oficial aconteceu no dia 18 de outubro, mas sem a presença dos cinco governadores. O presidente Nicolás Maduro afirmou que se os políticos não se apresentassem à Constituinte não poderiam assumir seus cargos, o que pode ter mudado a posição dos opositores.

Segundo a lei, os governadores devem ser empossados ante os conselhos legislativos regionais, mas, com a implementação da Assembleia Constituinte e a absorção de quase todos os poderes nacionais pelo órgão, tudo mudou.

Fraudes

Os resultados das eleições para governador na Venezuela foram questionados pela MUD e pelos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e doze países da América Latina. Todos pedem a realização de uma auditoria independente, já que consideram que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) serve ao governo.

Continua após a publicidade

O partido do presidente de Maduro ganhou dezoito dos 23 governos estaduais na votação, ainda que a oposição aparecesse como favorita em muitas das pesquisas. A MUD denunciou uma série de irregularidades no processo, como o uso de cédulas confusas e a realocação de última hora de zonas eleitorais onde o voto opositor era maioria.

(Com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.