Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vidas negras importam: as comemorações pela condenação de Derek Chauvin

O resultado do julgamento pela morte de George Floyd foi celebrado com alívio, sobretudo em Minneapolis

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 14h00 - Publicado em 22 abr 2021, 19h50

Em 2020, o primeiro ano da pandemia, um slogan correu o mundo: “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam), o grito contra o assassinato de George Floyd, um preto americano de 46 anos, pai de cinco filhos, que fora asfixiado pelo joelho de um policial branco, Derek Chauvin, durante uma abordagem em Minneapolis. O suposto crime de Floyd: ter feito compra numa loja de conveniência com uma nota falsa de 20 dólares. Na semana passada, os Estados Unidos pararam para acompanhar o julgamento de Chauvin, que na terça-feira, 20, foi considerado culpado por três acusações de homicídio. A pena, que pode chegar a 75 anos de reclusão, será anunciada nas próximas semanas. Mas o resultado já foi comemorado com festas e celebrações, sobretudo em Minneapolis, com a recorrente lembrança da frase repetida por Floyd durante os nove minutos que passou no chão: “Não consigo respirar”. O presidente Joe Biden classificou o veredicto como um “passo gigante em direção à justiça” em um país atormentado pelo racismo sistêmico e pela violência das forças de vigilância. Não por acaso, cerca de vinte minutos antes do anúncio da condenação de Chauvin, a adolescente negra Ma’Khia Bryant, de 16 anos, foi morta a tiros por agentes de segurança em frente à sua casa, em Ohio, após entrar em uma briga com outras jovens com quem dividia o lar adotivo. Há, ainda, como escreveu o ex-presidente Barack Obama, um longo caminho a ser percorrido para que a justiça seja realmente feita. É preciso sempre repetir: vidas negras importam.

Publicado em VEJA de 28 de abril de 2021, edição nº 2735

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.