Vídeo: Fogo se alastra por florestas na Grécia, atingida por grande incêndio em julho
País enfrenta verão quente e seco, impulsionado pelo aquecimento global; corpo de um idoso foi encontrado na pequena cidade de Keratea
Um grande incêndio florestal que se alastra pela Grécia nesta sexta-feira, 8, deixou ao menos uma pessoa morta. O país enfrenta um verão quente e seco, impulsionado pelo aquecimento global. Há regiões ao redor de Atenas, capital do país, que registram poucas chuvas há meses. No momento, ventos fortes, alguns a 80 km/h, dificultam o controle das chamas ao impedir que a água atinja o local planejado.
“Se o vento não diminuir, teremos grandes problemas”, disse o vice-prefeito de Ancient Olympia, Georgios Linardos, à emissora estatal ERT.
Gale force winds and arsonists are setting fires, in various areas of Greece 😡 1 dead.
Credit: Meto Hellas pic.twitter.com/rLsDViyUPmSiga— Rita Otis🥀 (@rita_otis) August 8, 2025
A pequena cidade de Keratea, é atingida por chamas fora de controle. Por lá, bombeiros encontraram o corpo de um idoso em uma estrutura queimada, informou o porta-voz do Corpo de Bombeiros Grego, Vassilis Vathrakogiannis. Em paralelo, incêndios queimaram olivais e florestas na região de Antiga Olímpia, enquanto a ilha turística Cefalônia também tenta aplacar o fogo.
O vento não tem sido um problema apenas para apagar o fogo, como também para o transporte marinho. As rajadas geraram atrasos na partida de balsas em portos próximos a Atenas. Na ilha de Milos, dois turistas vietnamitas se afogaram no mar por causa do tempo instável.
🔥 Afternoon Update: New Wildfire Erupts in Kefalonia, Greece 🔥
Good afternoon everyone,
As one of the largest wildfires in France finally comes under control after devastating vast areas, a new and urgent fire emergency is unfolding far to the southeast, on the beautiful… pic.twitter.com/2E18EAjwE4
— Kernow Weather Team (@KWTWeather) August 8, 2025
No início de julho, um incêndio florestal que consumiu a ilha de Creta, na Grécia, forçando mais de 1.000 pessoas a deixarem suas casas em meio a alertas de retirada emitidos pelas autoridades locais. fogo. Cerca de 230 bombeiros, juntamente com 46 veículos e helicópteros, foram mobilizados para conter o incêndio em Creta, que eclodiu um dia antes perto da cidade de Ierápetra, na costa sudeste da maior ilha grega.
A Grécia e outros países do Mediterrâneo se encontram numa área que os cientistas chamam de “foco de incêndios florestais” — onde o fogo é comum durante verões quentes e secos. Segundo especialistas, o fenômeno se tornou mais frequente e intenso nos últimos anos devido a galopantes mudanças climáticas.
+ Vídeo: França luta, mas falha em controlar maior incêndio florestal em sete décadas
França em brasas
A Grécia não é o único país a lidar com incêndios florestais. Na quinta-feira, 8, o fogo que assola o sul da França já havia queimado 16 mil hectares, o que corresponde a 22 campos de futebol nas métricas da FIFA. Trata-se do maior incêndio florestal no país em mais de sete décadas. Mais 2 mil bombeiros atuam na região para tentar controlar as chamas, que não dão sinais de apaziguamento. Ao menos 13 pessoas ficaram feridas e duas estão em estado grave, incluindo um bombeiro.
As chamas, que não estão distantes da fronteira com a Espanha, também foram impulsionadas por ventos fortes e pela vegetação esturricada. A ministra do Meio Ambiente francesa, Agnes Pannier-Runacher, disse à rádio France Info que o fogo é “consequência das mudanças climáticas e da seca” que assola a área.
A situação pode ser agravada nos próximos dias, já que uma nova onda de calor atingirá a França nesta sexta-feira, 8, com previsão de se estender por vários dias — no final de julho, o Mediterrâneo enfrentou uma onda de calor extremo, levando a um verão mais quente e seco, sendo responsável por incêndios colossais na Turquia.
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas
Brasileirão: as chances de rebaixamento de Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos
Marina Silva será homenageada com maior honraria da Alesp
Argentina decide pela extradição de brasileiros condenados por atos golpistas
As primeiras provas de fogo das herdeiras de Silvio Santos no SBT







