Vídeo: maior incêndio em meio século no Japão devasta cidade e deixa um morto
Chamas atingiram 170 edifícios em Oita, no sul do país, queimando área equivalente a sete campos de futebol
Um incêndio destruiu 170 edifícios e resultou na morte de uma pessoa na cidade costeira de Oita, no sul do Japão. O fogo teve início na noite de terça-feira, 18, e consumiu mais de 48 mil metros quadrados — aproximadamente sete campos de futebol —, tornando-se o maior incêndio urbano registrado no país em quase 50 anos.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram grandes quantidades de fumaça sobre residências em chamas, enquanto os bombeiros lutam para conter o fogo. De acordo com a Agência Japonesa de Gestão de Incêndios e Desastres, 175 moradores tiveram que ser encaminhados a um abrigo de emergência devido à tragédia.
大分市佐賀関で複数の建物燃える
現場は佐賀関漁港から近い
山に囲まれた住宅街です#NHKONE11/18(火)ニュースおおいた845
見逃し配信は👇https://t.co/7MLiAPMizq
放送後1週間ご利用できますニュース原稿・フル動画は
👉https://t.co/NRpz0LgMYa pic.twitter.com/puqeibC1DQ— NHK大分放送局 (@nhk_oita) November 18, 2025
Fire RIPS through 170 buildings with over 100 people forced to EVACUATE in Japan — NHK pic.twitter.com/5DNKC4Lw0L
— RT (@RT_com) November 19, 2025
Um registro publicado pela emissora japonesa NHK dá o tom da devastação causada pelas chamas, expondo uma grande quantidade de escombros incinerados após a contenção do incêndio, embora a fumaça ainda encobrisse a paisagem.
大分市 火事 170棟以上延焼と発表
70代男性と連絡取れず
詳しい情報はこちらhttps://t.co/uUSu4NyS3L#nhk_video pic.twitter.com/jqxAXZw30d
— NHKニュース (@nhk_news) November 19, 2025
Embora ainda não se tenha informações sobre a causa do incêndio, as autoridades acreditam que o fogo começou na casa onde foi encontrada a única vítima fatal da tragédia. Informações sobre seu sexo e idade não foram divulgadas, mas a polícia local apontou que ela havia sofrido uma parada cardiorrespiratória. Segundo a equipe de resposta a desastres da prefeitura de Oita, uma mulher de 50 anos foi hospitalizada com queimaduras leves.
Nas redes sociais, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, expressou condolências aos moradores, afirmando que o governo “fornecerá o máximo apoio possível em colaboração com as autoridades locais”.
昨日、大分県大分市で火災が発生し、安否不明の方1名がおられるほか、多数の建物が焼損するなど被害が生じています。
政府は情報連絡室を設置し、情報収集に当たるとともに、総務省消防庁が現地に職員を派遣しました。…
— 高市早苗 (@takaichi_sanae) November 19, 2025
Após atingir a área urbana, as chamas se espalharam por florestas próximas. Segundo a mídia local, elas se espalharam até para uma ilha desabitada a mais de um quilômetro da costa, possivelmente devido aos fortes ventos. O fogo também provocou cortes de energia em 300 casas no distrito de Saganoseki, onde fica Oita.
O número de edifícios danificados e a extensão da área queimada, 48.900 metros quadrados, fazem deste o maior incêndio urbano desde 1976, quando 1.000 residências foram engolidas por chamas na cidade de Sakata.
As primeiras provas de fogo das herdeiras de Silvio Santos no SBT
Deputado aciona TCM contra Prefeitura de SP por ‘manobra’ milionária no Réveillon
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas







