Vídeo: mais de 20 pessoas invadem joalheria nos EUA e roubam US$ 1 milhão
Sete dos criminosos foram presos após perseguição policial. Autoridades disseram se tratar de 'um evento bem orquestrado que requer muita investigação'
Mais de vinte homens mascarados invadiram uma joalheria em um shopping no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, levando cerca de US$ 1 milhão em joias. O assalto à mão armada na segunda-feira 22 foi capturado por imagens de segurança da loja. A polícia informou que ao menos sete pessoas já foram presas.
O tenente Mike Pistello, do Departamento de Polícia de San Ramon, disse que o assalto aconteceu na Heller Jewelers, no City Center Bishop Ranch. “Eles usaram pés de cabra e picaretas e basicamente levaram todas as joias disponíveis”, disse o oficial.
EEUU siendo EEUU!…
😱😱😱
momento en el que un grupo de casi 25 personas saqueaba una joyería en San Ramón, California, EEUU robando mercancías por un valor estimado en un millón de dólares. pic.twitter.com/uJwf4k1Kn0— Aecio 🇻🇪 (@AecioEscalante) September 25, 2025
O grupo acabou trancado na loja depois que as portas se fecharam automaticamente, uma medida de segurança implementada após um assalto no mesmo local há dois anos. Pelo menos uma das pessoas lá dentro foi vista disparando sua arma para quebrar a porta de vidro.
Uma câmera do lado de fora da joalheria filmou o grupo tentando escapar. Seis carros de fuga aguardavam a cerca de 30 metros de distância, na área de manobrista.
Policiais seguiram os veículos até que a perseguição representasse um perigo para o público. Mas, com a ajuda de agentes que estavam nas proximidades e imagens detalhadas, a polícia de San Ramon conseguiu deter sete das quase duas dúzias de envolvidos.
Os presos são da região de Oakland, teriam entre 17 e 31 anos e estariam ligados a crimes semelhantes na região da Baía de São Francisco.
“Não foi a primeira vez que fizeram algo assim”, disse Pistello.
Até o momento, a polícia recuperou duas armas e algumas joias deixadas para trás. Muitos dos veículos da fuga foram reportados como roubados.
“Definitivamente, foi um evento bem orquestrado que requer muita investigação”, avaliou o tenente.
A polícia garantiu que o grupo não ficará escondido por muito tempo e, quando os criminosos forem capturados, isso pode ser a chave para a solução de vários crimes na região.