Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Vídeo mostra fuga de soldado norte-coreano para a Coreia do Sul

Segundo a ONU, a Coreia do Norte violou o acordo de armistício quando um de seus soldados cruzou a fronteira durante a perseguição ao desertor

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h43 - Publicado em 22 nov 2017, 09h59

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira pelo Comando das Nações Unidas (UNC, na sigla em inglês) mostra o momento em que um soldado norte-coreano foge para a Coreia do Sul atravessando a fronteira entre os dois países, enquanto é atingido por vários tiros disparados pelas forças de Kim Jong-un.

O caso aconteceu no último dia 13, quando o soldado tentou atravessar a área de segurança conjunta de Panmunjom, teoricamente o único lugar da Zona Desmilitarizada em que soldados das duas Coreias se veem frente a frente.

No vídeo é possível ver o homem dirigindo por uma estrada antes de ser descoberto. Quando seu veículo colide com uma árvore, ele corre até o lado sul-coreano da fronteira, mas antes é atingido por ao menos cinco balas.

O desertor foi resgatado por soldados sul-coreanos e levado ao hospital. Após passar por duas cirurgias, recuperou a consciência nesta terça-feira.

Continua após a publicidade

Segundo a agência de notícias Yonhap, um oficial do governo de Seul contou que o soldado pediu para ver televisão assim que acordou. Foram exibidos filmes sul-coreanos para seu “conforto psicológico”, afirmou.

Violação de armistício

Segundo o UNC, a Coreia do Norte violou o acordo de armistício quando um de seus soldados cruzou a Linha de Demarcação Militar durante a perseguição ao desertor. No vídeo divulgado, é possível ver um dos oficiais de Kim Jong-un cruzando o limite entre as duas fronteiras por alguns segundos.

Segundo Col Chad G Carroll, porta-voz do Comando da ONU, os norte-coreanos já foram informados sobre a violação.

Continua após a publicidade

Cerca de 30.000 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul desde o fim da guerra entre as duas Coreias, embora poucos tenham atravessado a Zona Desmilitarizada, que é fortemente protegida por soldados, cercas de arame e minas terrestres. A maioria dos desertores atravessa a fronteira com a China e de lá vai para o sul.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.