Vídeo: tempestade causa deslizamento de terra massivo no norte da Itália
Duas regiões do Vale de Aosta foram afetadas pelo evento climático, que isolou parcialmente algumas comunas

As fortes chuvas que caíram sobre o Vale de Aosta, no norte da Itália, provocaram dois deslizamentos de terra impressionantes na tarde de terça-feira, 19. Vídeos publicados nas redes sociais mostram a intensidade do fluxo da água, que arrastaram destroços pelo caminho.
De acordo com a emissora pública Rai, um dos eventos climáticos afetou a estrada que liga as comunas de Bionaz e Oyace, isolando o primeiro local. Lá, vinte turistas ficaram presos devido ao fluxo, com três deles tendo que ser resgatados por questões de saúde.
Heavy storms yesterday unleashed a debris flow in Bionaz, in the north-eastern Valpelline region of the Aosta Valley, northwest Italy. pic.twitter.com/NDeiyPnVjN
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) August 20, 2025
“Nenhuma pessoa ou veículo foi atingido”, explicou o prefeito de Bionaz, Valter Nicase. De acordo com ele, a interrupção da estrada é um evento que acontece “pontualmente”.
Já o segundo deslizamento se abateu sobre a comuna de Ollomont, próximo à torrente de Berraud. A estrada municipal que leva a Glacier foi fechada, enquanto a vila de Barliard foi evacuada. Os destroços resultantes dos eventos foram desaguados em um riacho nas proximidades.
+ Incêndios mostram que Espanha precisa se ‘reajustar’ às mudanças climáticas, diz Sánchez
As autoridades conseguiram impedir que os escombros causassem danos maiores devido às obras hidráulicas pré-existentes na região. Nesta quarta-feira, 20, as operações de limpeza do leito do rio Varère – onde os destroços se destinaram – se iniciaram, e os evacuados foram liberados para retornarem a Ollomont.
Bionaz, por outro lado, segue parcialmente isolada, sendo monitorada via helicóptero por agentes da Proteção Civil, que levam insumos de primeira necessidade.