Vila Olímpica de Tóquio registra primeiro caso de Covid-19
Confirmação põe em risco promessa de Jogos seguros
O Comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio confirmou neste sábado o primeiro caso de covid-19 na Vila dos Atletas. Segundo o boletim, trata-se de um visitante estrangeiro que está envolvido na organização dos Jogos e que testou positivo após um exame de rotina na última sexta-feira (16). A nacionalidade da pessoa não foi revelada devido a questões de privacidade.
+ Olimpíada: pandemia joga balde de água fria na festa de marketing
A pessoa foi removida da Vila onde milhares de atletas e oficiais residirão durante os Jogos, segundo informou Masa Takaya, porta-voz do Comitê organizador de Tóquio, em uma entrevista coletiva. “No momento, essa pessoa está confinada em um hotel”, disse Takaya.
A notícia levantou novas dúvidas sobre a promessa do Comitê Olímpico Internacional de realizar os Jogos de forma “segura e protegida”. Os Jogos de 2020 foram adiados por um ano devido à pandemia global. Agora, estão sendo realizados em sua maioria sem espectadores e sob rígidas regras de quarentena.
Mas os japoneses estão preocupados com o aumento dos casos nas últimas semanas. Há crescente temor de que o influxo de visitantes possa criar um evento super-disseminador, sobrecarregando o sistema hospitalar do país. Apenas cerca de 20% da população japonesa está totalmente vacinada.