Xangai restringe fantasias de Halloween para evitar demonstrações políticas
Ao menos seis pessoas foram presas e levadas a delegacias, onde foram forçadas a remover a maquiagem e as fantasias
Por Da Redação
31 out 2024, 10h30
A polícia de Xangai, centro comercial da China, prendeu pelo menos seis pessoas que se fantasiaram para celebrar o Halloween neste fim de semana, em aparente tentativa de reprimir manifestações culturais estrangeiras e possíveis críticas ao governo.
Pelo menos seis pessoas que celebravam o Halloween no parque Zhongshan, na última sexta-feira 25, relataram terem sido levadas para delegacias, onde foram forçadas a remover a maquiagem e tirar as fantasias. Não ficou claro se a polícia mirava algum tipo específico de vestimenta.
Embora não tenha havido um anúncio formal de restrição à celebração ocidental do “Dia das Bruxas”, as ruas no centro de Xangai, onde aconteceram algumas das maiores festas na mesma data no ano passado, estavam repletas de viaturas e policiais abordando os foliões e verificando suas identidades, de acordo com vídeos e relatos de testemunhas.
A polícia também teria ameaçado cassar as licenças de estabelecimentos comerciais que promovessem eventos relacionados ao Halloween.
Continua após a publicidade
“É difícil para os jovens encontrarem coisas para rir hoje, então no Halloween eles querem rir e mostrar o que resta de sua criatividade e imaginação”, disse um jovem na rede social chinesa WeChat. “Mas até isso agora está gradualmente se tornando um luxo.”
Críticas ao governo
No ano passado, Xangai, conhecida como a cidade mais internacional e aberta da China, retomou a celebração do Halloween pela primeira vez após os lockdowns da Covid-19. Na época, alguns moradores viram na festa uma oportunidade de criticar e zombar do governo chinês e fenômenos políticos, se fantasiando de kits de teste para o vírus e câmeras de segurança.
Continua após a publicidade
A prefeitura da cidade chegou a elogiar a celebração do Halloween no ano passado como “um sinal de tolerância cultural”. “A recente celebração do Halloween em Xangai, com sua mistura única de tradições ocidentais e criatividade chinesa, ofereceu um vislumbre da paisagem cultural em evolução de uma cidade vibrante”, disse o governo em um comunicado no ano passado.
Continua após a publicidade
No entanto, as repressões deste ano parecem ser uma tentativa de evitar sátiras como as de 2023, apesar de poucas fantasias terem feito críticas políticas. A mídia estatal do país tem feito alertas cada vez mais veementes contra uma paixão “excessiva” por celebrações ocidentais, no contexto de uma reação nacionalista contra a influência estrangeira.
Em 2014, a polícia de Pequim anunciou que pessoas vestidas para o Halloween no metrô da cidade corriam risco de serem detidas, alegando que as fantasias poderiam provocar aglomerações e “problemas”.
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.