Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Xi Jinping: com as garras afiadas

O todo-poderoso anunciou crescimento de 5% para 2024, um sinal inequívoco de que a China está de volta ao jogo

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 11h20 - Publicado em 10 mar 2023, 06h00

O todo-poderoso Xi Jinping aproveitou os holofotes do Congresso Nacional do Povo, evento em que o governo chinês estabelece metas anuais, para dar mostras do poder que já havia acumulado ao conquistar o terceiro mandato consecutivo em outubro, um feito inédito. Depois de um ano cheio de declives, consequência da rígida política de Covid Zero que freou as engrenagens da economia, foi anunciado, no Grande Salão do Povo, um crescimento de 5% para 2024, considerado modesto diante dos normalmente superlativos resultados do país que digladia com os Estados Unidos para ocupar o posto de potência número 1, mas um sinal inequívoco de que a China está de volta ao jogo. Além de uma dose de conservadorismo — no ano passado o chute foi mais alto do que o que viria a ser alcançado —, o número posto à mesa pelo presidente tem também a ver com um dispendioso plano de investimentos, da tecnologia à área militar, cujo orçamento vai subir pelo menos 7%. O modelo para chegar lá, segundo confirmado no Congresso, que vai até terça-feira 14, será regido com as mãos cada vez mais pesadas do político que já escolheu a dedo os 3 000 delegados do Partido Comunista e, agora, plantará aliados em cargos-chave, como o comando da Suprema Corte e chefias de empresas estatais, sobretudo nas vitais áreas de tecnologia e finanças. Está aí a tão propalada “modernização ao modo chinês”. Ou, de modo mais claro e direto, ao estilo Xi.

Publicado em VEJA de 15 de março de 2023, edição nº 2832

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.