Zelensky afirma que ataque russo com drones danificou antiga usina de Chernobyl
Presidente ucraniano afirma que níveis de radiação não mudaram ao redor da planta, que foi responsável pelo maior acidente nuclear da história

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira, 14, que um drone russo danificou o abrigo que que protege os restos do reator 4 da antiga usina de Chernobyl, causando um incêndio. O local foi responsável pelo maior acidente nuclear da história, em 1986.
O Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia afirmou mais tarde que os níveis de radiação permanecem dentro dos limites normais. Além dos danos ao abrigo de concreto, um incêndio foi extinto.

“Um drone de ataque russo com uma ogiva de alto explosivo atingiu o abrigo que protegia o mundo da radiação na 4ª unidade de energia destruída” em Chernobyl, disse Zelensky no X (ex-Twitter). “Os níveis de radiação não aumentaram e estão sendo constantemente monitorados. De acordo com as avaliações iniciais, os danos ao abrigo são significativos”, completou.
O vídeo postado por Zelensky no X mostrou um pulso brilhante de luz emanando de uma grande estrutura, seguido por uma coluna de fumaça.
Last night, a Russian attack drone with a high-explosive warhead struck the shelter protecting the world from radiation at the destroyed 4th power unit of the Chornobyl Nuclear Power Plant.
This shelter was built by Ukraine together with other countries of Europe and the world,… pic.twitter.com/mLTGeDYgPT
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 14, 2025
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) comunicou no X que, pouco antes das 2h00 do horário local, sua equipe em Chernobyl “ouviu uma explosão vinda do Novo Confinamento Seguro (NCS), que protege os restos do reator 4 da antiga usina nuclear, causando um incêndio”.
“Eles foram informados de que um UAV (veículo aéreo não tripulado, ou drone) atingiu o teto do NCS”, acrescentou o órgão de energia nuclear das Nações Unidas.
Acidente nuclear
O reator 4 de Chernobyl — perto da fronteira da Ucrânia com Belarus — explodiu em 1986, projetando extensas nuvens de radioatividade pela União Soviética e a Europa. Anos depois, o local foi envolto em um sarcófago de concreto e aço, para selar completamente a radiação.
O abrigo de 35 mil toneladas foi obra de uma coalizão internacional e levou décadas para ser construído, tendo sido concluído em 2017.
Ao todo, na noite de quinta-feira, os militares ucranianos relataram que a Rússia lançou 133 drones na Ucrânia, 73 dos quais foram abatidos em 11 regiões diferentes, cobrindo grande parte do país. Outros 58 não teriam atingido nenhum alvo. Os números estão alinhados com a média recente das últimas ofensivas russas.

O incidente ocorreu horas antes do início da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, onde o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, deve se reunir com Zelensky. Líderes europeus foram pegos de surpresa pelo anúncio de Donald Trump, que, após conversar por telefone com Vladimir Putin na quarta-feira, declarou as negociações para o fim da guerra na Ucrânia “imediatamente” abertas.
Zelensky concluiu em seu post no X que os ataques contínuos de Moscou contra a infraestrutura ucraniana significam que Putin “definitivamente não está se preparando para negociações — ele está se preparando para continuar enganando o mundo”.