Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Zelensky anuncia “mecanismo especial de justiça” para punir russos

Presidente informou que ação reunirá especialistas nacionais e internacionais e que autores de crimes serão incluídos em livro de torturadores

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 abr 2022, 19h59 - Publicado em 3 abr 2022, 19h57

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky publicou um vídeo neste domingo, 3, sobre os corpos de civis encontrados em cidades na região da capital Kiev e anunciou a criação do que chamou de “mecanismo especial de justiça” para punir integrantes das tropas russas que invadiram o país. Segundo Zelensky, eles serão incluídos em um “livro especial de torturadores”.

Como em discursos anteriores, o presidente ucraniano se dirigiu às mães dos militares da Rússia e descreveu a situação nas quais as vítimas da cidade de Bucha e arredores foram encontradas, como pessoas mortas enquanto andavam de bicicleta e outras que foram baleadas com as mãos amarradas nas costas. Neste domingo, o Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou que, dois dias após a retirada das tropas russas, 410 corpos já foram encontrados na região. As autoridades acreditam que outras vítimas fatais ainda serão localizadas.

“Eu aprovei a decisão de criar um mecanismo especial de justiça na Ucrânia para investigação e análise judicial de cada crime dos ocupantes do nosso território. A essência desse mecanismo é o trabalho conjunto de especialistas nacionais e internacionais: investigadores, promotores e juízes. Todos os culpados por cada um desses crimes serão incluídos em um livro especial de torturadores, que serão encontrados e punidos”, afirmou o presidente.

O Ministério da Defesa da Rússia negou as acusações e afirmou que tropas ucranianas com artilharia de grande calibre realizou bombardeios na região sul da cidade, inclusive em áreas residenciais. Em nota publicada no Facebook, declarou que, durante a permanência das tropas, “nenhum morador sofreu qualquer ação violenta”.

Por causa das imagens divulgadas pela Ucrânia, o Conselho Europeu da União Europeia anunciou, também neste domingo, que planeja mais sanções econômicas contra a Rússia. Diante do massacre, a ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, pediu que União Europeia inicie conversas sobre acabar com importação de gás russo — responsável por abastecer 40% do continente.

Neste sábado, 2, o Alto Comissariado para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório informando que 1.325 civis foram mortos desde o início do ataque, no dia 24 de fevereiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.