Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Zelensky chega à Casa Branca para encontro com Biden

Os dois líderes têm um encontro bilateral agendado, onde devem discutir a ampliação dos laços entre EUA e Ucrânia e o envio de mais ajuda bélica

Por Da Redação
Atualizado em 21 dez 2022, 16h58 - Publicado em 21 dez 2022, 16h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ukraine's President Volodymyr Zelensky gives a medal to US President Joe Biden in the Oval Office of the White House, in Washington, DC on December 21, 2022. - Zelensky is in Washington to meet with US President Joe Biden and address Congress -- his first trip abroad since Russia invaded in February. (Photo by Brendan SMIALOWSKI / AFP)
    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (esq.), presenteou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com o prêmio de Herói Ucraniano. 21/12/2022 (Brendan SMIALOWSKI/AFP)

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou à Casa Branca para se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira, 21. Ele foi recebido por Biden e pela primeira-dama, Jill Biden.

    Os dois líderes têm um encontro bilateral agendado. Na visita ao Salão Oval desta tarde, os dois devem conversar por cerca de duas horas. O presidente americano deve comunicar formalmente o envio de quase US$ 2 bilhões em assistência adicional de segurança à Ucrânia, incluindo um novo e sofisticado sistema de defesa aérea conhecido como Patriot.

    Após a chegada de Zelensky, Biden comentou sobre a marca de 300 dias da guerra da Rússia na Ucrânia.

    “É uma honra estar ao seu lado na defesa unida contra a guerra brutal travada por Putin”, disse. “Difícil de acreditar, 300 dias passando por isso, e Putin empreendeu um ataque brutal ao direito dos ucranianos de existir como nação, bem como ataques a pessoas ucranianas inocentes sem razão nenhuma além de pura intimidação”, acrescentou, referindo-se a ataques russos contra infraestrutura civil e energética.

    Putin está “tentando usar o inverno como uma arma”, disse Biden, e assegurou que os americanos, juntamente com os aliados europeus, vão continuar apoiando a Ucrânia.

    Continua após a publicidade

    Depois disso, Zelensky, presenteou Biden com o prêmio de Herói Ucraniano, depois que os dois líderes falaram a repórteres da Casa Branca.

    Esta é a primeira viagem internacional de Zelensky desde o início da guerra. O presidente ucraniano estava vestido com sua típica calça verde-militar e um moletom com uma pequena insígnia do brasão da Ucrânia.

    Ainda hoje, ele dará uma coletiva de imprensa com Biden e fará uma reunião com o americano Congresso.

    Ao chegar nos Estados Unidos, Zelensky disse que estava no país para agradecer ao povo americano, ao presidente Biden e ao Congresso por seu “apoio tão necessário”.

    Continua após a publicidade

    “Estou em Washington hoje para agradecer ao povo americano, ao presidente e ao Congresso pelo apoio tão necessário. E também para continuar a cooperação para aproximar nossa vitória”, disse Zelensky em um post em seu canal oficial no Telegram.

    “Farei uma série de negociações para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia. Em particular, discutiremos a cooperação bilateral entre a Ucrânia e os Estados Unidos com o presidente Joseph Biden”, continuou. “No próximo ano, devemos devolver a bandeira ucraniana e a liberdade para toda a nossa terra, para todo o nosso povo”.

    A segurança precisou ser reforçada devido à curta visita de Zelensky aos Estados Unidos, devido a preocupações de que a Rússia poderia tentar atacar o presidente ucraniano. Assim, nem altos funcionários do governo, nem funcionários da embaixada da Ucrânia dos Estados Unidos, foram informados sobre o cronograma da viagem.

    O desejo de visitar o país aliado era conhecido, mas o presidente ucraniano se preocupava em pôr em risco a situação militar no país.

    Continua após a publicidade

    Além disso, a emissora americana CNN informou que Zelensky não queria viajar se não houvesse um desenvolvimento significativo nas relações bilaterais entre a Ucrânia e os Estados Unidos, mas a confirmação do plano do governo Biden de enviar o novo pacote de assistência de defesa foi vista por Kiev como uma grande mudança no relacionamento entre os dois aliados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.