Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Zelensky: Situação em Kharkiv foi controlada, mas não está estabilizada

Ataque surpresa da Rússia à região que abriga a segunda maior cidade ucraniana trouxe o ganho mais significativo na guerra a Moscou desde o final de 2022

Por Da Redação Atualizado em 18 Maio 2024, 16h01 - Publicado em 18 Maio 2024, 11h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira, 19, em entrevista à AFP, que a situação na região de Kharkiv, de onde a cidade homônima, a segunda maior do país, é capital, foi “controlada”, mas não está “estabilizada”.

    A Rússia fez um ataque surpresa na região no último dia 10 — a agência de notícias estima que as forças russas tiveram os maiores ganhos na guerra desde o final de 2022 ao conquistarem 278 quilômetros quadrados em uma semana.

    Segundo Zelensky, as tropas russas avançaram entre 5 e 10 quilômetros ao longo da fronteira nordeste antes de serem detidas pela Ucrânia. O presidente alertou que os combates podem ser a “primeira onda” de uma ofensiva mais ampla no nordeste do país.

    “Não direi que é um grande sucesso [para a Rússia], mas temos de manter a sobriedade e compreender que eles estão se aprofundando no nosso território”, afirmou o ucraniano.

    Zelensky ainda reiterou o apelo para que os aliados da Ucrânia enviem ajuda, pedindo aviões de defesa. “Hoje, temos cerca de 25% do que precisamos para defender a Ucrânia. Estou falando de defesa aérea”, disse. De acordo com ele, são necessários de 120 a 130 caças F-16 ou outras aeronaves equivalentes para combater a Rússia.

    Continua após a publicidade

    Com soldados exaustos — muitos lutam há mais de dois anos —, o exército ucraniano sofre no recrutamento de combatentes. Neste sábado, entra em vigor uma lei que causou polêmica no país: reduz a idade em que os homens podem ser convocados, de 27 para 25 anos, e endurece a pena para aqueles que evitam ser chamados.

    A Ucrânia também rejeitou uma proposta que possibilitaria aos soldados que serviram durante mais de 36 meses a opção de ser dispensados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.