Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Zelensky vai ao G7 com esperança de encontros com Lula e Trump

Presidente ucraniano confirmou viagem ao Canadá, onde tentará buscar mais apoio às sanções contra a Rússia

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 jun 2025, 13h20

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira, 12, que aceitou convite e irá participar da cúpula do G7 na próxima semana, em Kananaskis, no Canadá, onde espera se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na cúpula, Zelensky tentará buscar mais apoio às sanções contra a Rússia, assim como financiamento futuro para esforços de reconstrução de Kiev.

“De qualquer forma, a decisão final está na Casa Branca e depende do presidente dos Estados Unidos da América”, disse o ucraniano sobre a possível imposição de novas sanções sobre Moscou. “Espero que tenhamos uma conversa (com Trump) na cúpula do G7 e espero que, se nenhuma decisão for tomada antes disso, eu consiga pelo menos entender o quão perto estamos dessa decisão”.

O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A União Europeia também participa das reuniões, assim como um grupo de países convidados, como é o caso de Ucrânia, Brasil, México e mais.

Segundo fonte do governo brasileiro ouvida por VEJA, Zelensky também pediu um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidado ao evento pelo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. O encontro entre o ucraniano e o brasileiro, no entanto, não está confirmado.

Continua após a publicidade

O encontro seria o segundo entre os dois, após ambos se reunirem às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em setembro de 2023. O clima, no entanto, não vem sendo dos melhores. No começo deste ano, Zelensky chegou a afirmar que o “trem do Brasil passou”, citando a perda de relevância de Lula como possível mediador para o fim do conflito do país com a Rússia.

No ano passado, o ucraniano questionou o papel do Brasil como intermediador das negociações de paz, dizendo duvidar do “real interesse” de Brasil e China para liderar o diálogo entre Kiev e Moscou e acusando o governo federal de ter aliança com Vladimir Putin.

Em entrevista coletiva a um grupo de jornalistas brasileiros, da qual VEJA participou, o chefe de gabinete do governo da Ucrânia, Andriy Yermak, também lamentou o estado da relação entre Kiev e Brasília, dizendo que, “infelizmente, não é a relação que queremos, mas vamos continuar de coração aberto”, sobretudo porque “a voz do Brasil é importante para lidar com a Rússia”. 

“Toda relação depende de duas partes. Da nossa parte, demonstramos nosso interesse e esperamos que, em algum momento, essa relação esteja no nível que queremos que esteja. É o que temos”, afirmou, expressando incômodo com a falta de convite ao presidente Volodymyr Zelensky durante a cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, em novembro passado. Após o encontro do grupo das maiores economias do mundo, o presidente ucraniano criticou a “posição fraca” da declaração do G20 sobre a guerra na Ucrânia, que não mencionou Moscou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.