Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Marrocos bate Portugal e é o primeiro africano em uma semifinal de Copa

Em sua provável despedida dos Mundiais, Cristiano Ronaldo entrou na segunda etapa e não evitou a façanha africana, com gol de En-Nesyri

DOHA – O estádio era o Al Thumama, na capital do Catar, mas mais parecia algum dos campos de Casablanca ou Marrakesh, tamanho era o barulho que ecoava das arquibancadas. Desta vez, as camisas vermelhas não eram para Cristiano Ronaldo, que mais uma vez começou no banco de reservas, mas para a seleção do Marrocos, a grande sensação desta Copa do Mundo, que se tornou a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Mundial ao bater Portugal por 1 a 0, na tarde deste sábado, 10.

Youssef En-Nesyri, jogador do Sevilla, anotou o gol do histórico triunfo, que deve ter marcado o fim da trajetória de Cristiano Ronaldo em Mundiais, aos 37 anos, em sua quinta participação. Com o resultado, o Marrocos, que já havia eliminado a Espanha nas oitavas, enfrentará o vencedor de França e Inglaterra, que jogam neste sábado, a partir das 16h (de Brasília) no estádio Al Bayt.

Minutos antes de a bola rolar, estranhamente ainda havia muitos espaços vazios nas arquibancadas. Pouco depois, porém, a maioria dos espaços foi ocupada por 44.198 presentes, segundo a Fifa, e deu-se uma incrível festa marroquina. O técnico Fernando Santos optou por manter o plano que funcionou à perfeição na goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, com o jovem Gonçalo Ramos na vaga de Cristiano Ronaldo. Desta vez, porém, Portugal teve mais dificuldades.

O jogador lusitano mais perigoso da primeira parte foi João Félix, que chegou perto em uma cabeçada bem defendida por Bono e em chute desviado que passou raspando o travessão. O jogo era bastante equilibrado e as estrelas africanas, En-Nesyry e Hakim Zyech assustaram, o primeiro com uma cabeçada para fora e o segundo com um chute de esquerda no centro do gol.

Empurrado pela torcida e marcando firme, especialmente com seu camisa 8, Azzedine Ounahi, uma das promessas da Copa, o Marrocos chegou ao gol aos 41 minutos, quando Attiat-Allah cruzou da esquerda, En-Nesyri subiu muito e antecipou o goleiro Diogo Costa, para cabecear para as redes. Portugal ainda acertou uma bola no travessão com Bruno Fernandes e reclamou de um pênalti, não assinalado, no próprio meia do Manchester United.

Gol de En-Nesyry abriu o placar para o Marrocos sobre Portugal
Gol de En-Nesyry abriu o placar para o Marrocos sobre Portugal (Tullio Puglia - FIFA//Getty Images)

Portugal foi para cima na segunda etapa e logo aos sete minutos Fernando Santos mandou a campo Raphael Guerreiro e ele, Cristiano Ronaldo, extremamente vaiado pelos marroquinos ao entrar e a cada toque na bola. A seleção europeia pressionou e chegou muito perto em chute de Bruno Fernandes raspando o travessão e em outro de João Félix, uma bomba de esquerda defendida pelo goleiro Yassine Bono, outro jogador do Sevillla e destaque deste Mundial – nas oitavas, ele defendeu três pênaltis contra a Espanha.

Portugal seguiu no ataque, mas cometendo erros bobos de passe, por afobação. Cristiano Ronaldo queria jogo e aos 47 do segundo tempo teve uma boa chance, ao ganhar na corrida da defesa e chutar forte, para mais uma defesa firme de Bono. O jogo ficou ainda mais dramático quando Cheddira entra por cima em dividida com João Félix e foi expulso. Aboukhal ainda teve a chance em contra-ataque de ampliar o marcador, mas, displicente, tentou uma cavadinha decidida com facilidade.

No fim, atletas e torcedores que atravessaram o Maghreb rumo ao Oriente Médio festejaram como a ocasião pedia. Nomes como o goleiro Bono, o lateral Hakimi, o volante Amrabat, e os atacantes En-Nesyri e Zyech, e o técnico Walid Regragui, que assumiu o cargo há apenas três meses, já estão na história. É a África pela primeira vez entre os quatro melhores.

Fim da linha: Cristiano Ronaldo deixa o campo frustrado
Fim da linha: Cristiano Ronaldo deixa o campo frustrado (Harry Langer/DeFodi/Getty Images)

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.