Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

A estratégia de Lula para São Bernardo: ‘um petista diferenciado’

Presidente aposta na candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, que é empresário e evangélico

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h58 - Publicado em 5 Maio 2024, 18h33

Na tentativa de contornar a crescente rejeição ao partido após a Operação Lava Jato, atrair votos de outros espectros políticos e vencer as eleições em São Bernardo do Campo (SP), o PT conta com a ajuda de Lula para definir um nome capaz de recuperar a hegemonia política na cidade. Desde 2023, o presidente participa ativamente desse processo. Para ele, retomar comando do município, considerado como a meca do PT , é mais que uma simples questão política. É questão de honra.

O PT governou São Bernardo do Campo, cidade de 810 mil habitantes da região metropolitana de São Paulo, por 24 anos. A última vez foi de 2008 a 2016, com o sindicalista e ex-deputado Luiz Marinho, hoje ministro do Trabalho. Em 2016, depois dos escândalos de corrupção da Lava-Jato, o PSDB rompeu o ciclo, elegendo o tucano Orlando Morando por dois mandatos consecutivos.

Ao contrário do que desejam alguns petistas, Lula escalou para a missão o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Irmão do ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ele está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, é empresário, não tem sua história ligada ao sindicalismo e nem a movimentos sociais, além de ser evangélico — um ativo considerado fundamental pelo presidente.

“Tenho um perfil diferenciado dentro do partido. Nas últimas eleições, mesmo as pessoas que não gostam do PT votaram em mim para deputado estadual”, afirmou o pré-candidato petista à VEJA.

As pesquisas mais recentes divulgadas mostram que o PT , mesmo concorrendo com um “petista diferenciado”, deve enfrentar dificuldades em São Bernardo. Um levantamento publicado pelo Instituto Paraná Pesquisas em fevereiro mostrou  o deputado federal Alex Manente (Cidadania) na liderança, com 37% das intenções de voto, seguido pelo também deputado Marcelo Lima (21,8%). Luiz Fernando apareceu apenas em terceiro lugar (9,9%).

Continua após a publicidade

O PT acredita que o apoio explícito do presidente será capaz de reverter essa situação desfavorável do candidato do partido. O problema é que a popularidade de Lula em sua “terra natal” também já não é mais a mesma.

Lula, ressalte-se, nasceu em Garanhuns (PE).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.