Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A estratégia de Ramagem para se aproximar de Paes na reta final de campanha

Candidato do PL vai intensificar associação com bolsonarismo e explorar pauta ideológica

Por Lucas Mathias Atualizado em 19 set 2024, 18h30 - Publicado em 19 set 2024, 17h14

O candidato do bolsonarismo no Rio, Alexandre Ramagem (PL), já definiu como pretende dar o sprint final nas últimas semanas de campanha, para encurtar a distância para o prefeito Eduardo Paes (PSD): colar ao máximo sua imagem na de Jair Bolsonaro e no círculo mais próximo de candidatos do ex-presidente. Tal associação tem sido intensificada nos últimos dias com atos nas ruas e vídeos nas redes sociais.

A ofensiva começou no último dia 13 de setembro, quando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve com Ramagem em ato voltado para o eleitorado feminino, na Barra da Tijuca. Dois dias depois, o candidato do PL foi às ruas de Copacabana ao lado do senador Flávio Bolsonaro e do vereador Carlos Bolsonaro, ambos filhos do ex-presidente. Jair, por sua vez, gravou vídeo curto publicado ontem nas redes do candidato do PL, que, nesta quinta-feira, 19, esteve em agenda de campanha no Centro do Rio ao lado do ex-ministro da Saúde e deputado federal Eduardo Pazuello. 

A pesquisa Quaest mais recente, divulgada nesta quarta, mostrou que o movimento tem dado resultados: Ramagem avançou 5 pontos percentuais, puxado pelo crescimento entre eleitores homens, evangélicos, católicos e aqueles que votaram em Bolsonaro no passado. A vinda de seu padrinho político ao Rio na última semana de campanha, inclusive, é tratada como a “cartada final”, e a Zona Oeste da cidade é vista como o principal atalho para isso. 

Os dados divulgados pelo levantamento, encomendado pela Globo, mostram que a diferença entre Ramagem e Paes ainda é grande. O prefeito caiu 7 pontos percentuais e agora está com 57% das intenções de voto, enquanto o candidato do PL, com o crescimento, chegou aos 18%. Chamam atenção, contudo, as informações segmentadas da pesquisa. 

Se considerados apenas os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, por exemplo, Ramagem registrou crescimento de 10 pontos (agora tem 39%), enquanto Paes caiu outros 10 pontos (registra 41%), o que indica uma transferência de votos do alcaide para o bolsonarista em relação à pesquisa anterior. 

Continua após a publicidade

O cenário é parecido entre eleitores evangélicos, que nos últimos anos foram um dos pilares de votos de Jair Bolsonaro. Nesse segmento, Ramagem cresceu 7 pontos (de 18% para 25%), enquanto Paes teve queda de 9 pontos percentuais (de 54% para 45%). E entre o eleitorado masculino, o candidato do PL avançou de 17% para 23%. O prefeito, por sua vez, caiu de 60% para 55%. E entre os católicos, Ramagem subiu de 12% para 22%, enquanto Paes foi de 68% para 61%. 

Já nesta quinta, o crescimento se repetiu no levantamento Datafolha. Ramagem subiu 6 pontos percentuais e foi a 17%, enquanto Paes manteve seu patamar, com 59%. A divulgação era esperada pelo núcleo duro do PL, na expectativa de que a boa notícia se confirmasse. 

Rumo traçado

Na campanha de Ramagem, o crescimento foi visto como natural. O entendimento é de que o candidato do PL tem reduzido seu desconhecimento, ao mesmo tempo que os eleitores passam a entender que é ele o candidato de Bolsonaro. Para as próximas ações de campanha, o discurso seguirá sendo o de “estabelecer contrastes” entre ele e Eduardo Paes, atrelando à imagem do prefeito à rejeição do presidente Lula no Rio e explorando temas da pauta ideológica, como o aborto, a política de drogas e o antipetismo. 

Bolsonaro, por sua vez, estará no estado do Rio de 1º a 6 de outubro, dia em que ocorre o primeiro turno da eleição. Nesse período, vai se dividir entre cidades-chave do interior fluminense e atos com Ramagem na capital. As agendas ainda não estão definidas, mas é certo que haverá novos atos na Zona Oeste carioca. A região, onde Paes costuma ter boa votação, também aglutina eleitorado que deu muitos votos a Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.