Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

A logística da Operação Tabajara contra Alexandre de Moraes – ouça áudio

Envio de localização e áudio com instruções são digitais do plano que o ministro do STF classificou ironicamente como 'ideia genial'

Por Laryssa Borges e Leonardo Caldas
4 fev 2023, 13h35

Imagina-se que a logística para se articular um golpe de Estado, como o proposto ao senador Marcos do Val (Podemos-ES) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-deputado Daniel Silveira (PL), seja cercada de cuidados, como a destruição de mensagens, mapas, áudios ou quaisquer indícios que eventualmente possam ser utilizados para punir os mentores da quebra da normalidade democrática. O universo bolsonarista, porém, tem suas peculiaridades. A reunião em que foi discutida a armadilha para se gravar clandestinamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a partir daí anular as eleições e manter o ex-capitão no poder, por exemplo, deixou uma série de digitais que dão a dimensão do que o próprio magistrado resumiu ironicamente como “ideia genial”.

Primeiro, o local escolhido para se detalhar como anular as eleições e garantir a permanência de Bolsonaro no poder foi o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República e um dos pontos turísticos mais conhecidos de Brasília. Para evitar a eventualidade de do Val parar em outro lugar, Daniel Silveira enviou a ele até a localização do QG do golpe. Na sequência, instruções para deixar o carro – Do Val utilizou o veículo oficial do Senado, de fácil identificação – no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência situada a apenas a alguns metros do destino final. Recebeu por fim uma nova localização – desta vez a do Jaburu – e orientações extras por uma mensagem de áudio, que, diga-se, não foi destruída. Ouça o áudio:

Na logística para o golpe, um dos veículos da escolta presidencial buscou Marcos do Val no Jaburu. Um motorista de Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira ocuparam a frente do veículo, e o senador sentou-se, sozinho, no banco de trás. A ideia era acessar o Alvorada sem ser identificado, mas o segurança do palácio simplesmente não levantou a cancela. A atitude, avaliaram os aspirantes a golpistas, poderia colocar tudo a perder.

Continua após a publicidade

Instantes depois, o motorista baixou o vidro do carro, passou uma descompostura no guarda e seguiu adiante. O plano para o golpe não podia mais esperar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.