Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Afif deixa o Sebrae e vai tentar candidatura à Presidência pelo PSD

Ex-ministro encontra resistências em seu partido para disputar o Planalto pela segunda vez

Por Da Redação
7 jun 2018, 12h27

Guilherme Afif Domingos (PSD) se licenciou, nesta quarta-feira, 6, da presidência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e vai tentar disputar a Presidência da República pela segunda vez nas eleições de outubro.

“Comunico que, a partir desta data, estou me licenciando da Presidência do Sebrae Nacional, em respeito à legislação eleitoral vigente. Como um dos fundadores do PSD, pretendo disputar a convenção do partido que irá escolher o candidato à Presidência da República, em data ainda a ser definida”, escreveu Afif em nota.

O prazo para o pessedista deixar a direção da entidade era o final do dia desta quinta-feira. Na mesma situação, o presidente e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf e Benjamin Steinbruch, também precisaram se afastar da direção da entidade. Skaf é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo MDB e Steinbruch, filiado ao PP, é cotado como possível vice na chapa presidencial de Ciro Gomes (PDT).

A maior resistência à candidatura de Afif é o próprio PSD. O partido está inclinado a uma aliança nacional com o pré-candidato do PSDB, o ex-governador Geraldo Alckmin, para dar maior liberdade aos diretórios nos estados. A resistência da legenda, dirigida pelo ministro Gilberto Kassab, em ter candidato próprio ao Planalto foi o motivo que levou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles a deixar o PSD rumo ao MDB, no começo de abril. Meirelles é o pré-candidato emedebista ao Palácio do Planalto.

“Minha trajetória em defesa do empreendedorismo e dos pequenos negócios me impõe o desafio de empunhar, na campanha que se aproxima, as bandeiras liberais que me norteiam há 40 anos e que podem contribuir para um futuro melhor para o nosso país”, afirmou Guilherme Afif Domingos, que concorreu à Presidência em 1989 pelo PL (atual PR), foi vice-governador de São Paulo entre 2011 e 2014, durante o governo de Alckmin, e ministro da extinta pasta da Micro e Pequena Empresa no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.