Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Alckmin assume comando do PSDB por 470 votos a 3

Governador de São Paulo foi escolhido pelos integrantes do partido em chapa de coalizão entre grupos opostos dentro da legenda

Por Silvio Navarro e Guilherme Venaglia
Atualizado em 9 dez 2017, 15h36 - Publicado em 9 dez 2017, 13h02

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi escolhido neste sábado como presidente nacional do PSDB. A chapa encabeçada por Alckmin foi eleita de maneira quase unânime por 470 votos sim, 3 não e uma abstenção. O primeiro vice-presidente é o governador de Goiás, Marconi Perillo, que deve assumir o comando da sigla quando o governador paulista se licenciar para disputar a presidência da República.

A ascensão do governador faz parte de um acerto combinado entre os caciques da sigla para unificar o partido, que estava dividido entre os grupos políticos do senador Tasso Jereissati (CE) e de Perillo — os dois chegaram a se lançar como candidatos à presidência do PSDB, mas desistiram. A figura de primeiro vice-presidente do partido foi criada justamente para não deixar dúvidas de que é Perillo quem deve substituir Alckmin quando este sair para tentar o Planalto — antes, as vice-presidências não tinham nenhuma hierarquia.

Para se consolidar como candidato ao Palácio do Planalto em 2018, Alckmin só tem mais um desafio: a pré-candidatura do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que, em discurso, anunciou a intenção de manter seu nome na disputa

O segundo vice-presidente será o líder da bancada do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Trípoli (SP). Também foram escolhidos vice-presidentes os senadores Paulo Bauer (SC) e Flexa Ribeiro (PA), o governador do Paraná, Beto Richa, os deputados federais Shéridan Oliveira (RR) e Carlos Sampaio (SP), e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. O secretário-geral será o deputado Marcus Pestana (MG).

A Executiva Nacional do PSDB será formada pelos senadores Eduardo Amorim (SE) e Cássio Cunha Lima (PB); os prefeitos de São Paulo, João Doria, de Porto Alegre, Nelson Marchezan, de Teresina, Firmino Filho, e de Manaus, Arthur Virgílio; os deputados federais Giuseppe Vecci (GO), Rogério Marinho (RN) e Bruno Araújo (PE); e o governador Pedro Taques (MT). Também integrarão a Executiva os líderes do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), e na Câmara, Ricardo Tripoli (SP).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.