Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Anistia Internacional cobra respostas sobre morte de Marielle

Em nota apoiada pela família da vereadora, entidade internacional afirma que 'impunidade alimenta ciclo de violência' e destaca interesse mundial pelo caso

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 4 jun 2024, 17h21 - Publicado em 14 Maio 2018, 09h36

Para marcar os dois meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes (em 14 de março), a Anistia Internacional divulgou um comunicado em que renova a pressão sobre as autoridades de segurança para que o caso seja solucionado. O documento traz declarações da diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, dos pais e da irmã da vereadora.

“A cada dia que se passa, as chances de que um caso de homicídio seja resolvido diminui. Não podemos deixar que o assassinato de Marielle fique sem resposta, porque a impunidade alimenta o ciclo de violência. É muito importante que a mobilização das pessoas seja cada vez maior. Isso é fundamental para a resolução deste caso”, afirma Werneck.

Para a diretora-geral, só a mobilização popular impedirá que o caso caia no esquecimento sem solução. “Sem pressão, não haverá solução. A mobilização das pessoas foi fundamental para que o mundo tomasse conhecimento da execução de Marielle, que chocou a todos e ainda causa dor todos os dias”, escreveu, completando que “precisamos continuar cobrando os responsáveis pela investigação do crime”.

A cada dia que se passa, as chances de que um caso de homicídio seja resolvido diminui. Não podemos deixar que o assassinato de Marielle fique sem resposta, porque a impunidade alimenta o ciclo de violência.

Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil

Jurema Werneck ressaltou o abaixo-assinado que a seção brasileira da entidade internacional está promovendo e afirmou que a investigação do crime continuará sendo uma das prioridades locais da Anistia. “Temos nos mobilizado para que as autoridades não deixem de dar a resposta que toda sociedade, não apenas no Brasil, mas em todo mundo, precisa: Quem matou e quem mandou matar Marielle Franco? Não descansaremos até que este assassinato seja esclarecido”, concluiu.

Continua após a publicidade

Família

O texto também traz mensagens de familiares da parlamentar assassinada. A mãe, Marinete, diz acreditar “na seriedade do trabalho que tem sido feito na investigação” e destacou o alcance do crime. “Não é uma resposta para a família somente, mas para o mundo inteiro. E a luta tem que continuar”, afirmou.

A irmã, Anielle, e o pai, Antonio Francisco, destacaram o caráter militante de Marielle como motivação: “Enquanto tivermos forças, iremos exigir justiça ocupando as ruas e espaços públicos. Minha irmã era resistência e é assim que iremos até o final”, diz Anielle. “Ela era muito raçuda e corajosa. Quem a matou fez o oposto. Não colocaram a cara, se esconderam. São 60 dias de um vazio sem fim”, completa o pai.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.