Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Janones faz barulho nas redes e divide opiniões dentro da campanha de Lula

Na coordenação da equipe do petista, há quem considere que o deputado cometeu certos exageros que podem acabar se voltando contra o ex-presidente

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 12h19 - Publicado em 3 set 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado André Janones (Avante-­MG) era, até bem pouco tempo atrás, uma surpresa. Candidato à presidente da República, o parlamentar de primeiro mandato, sem expressão no Congresso, desconhecido pela maioria dos brasileiros e filiado a um partido nanico, chegou a registrar, logo na largada, índices de intenção de voto iguais aos de Ciro Gomes (PDT) e superiores aos da senadora Simone Tebet (MDB). O fenômeno encontrava explicação nas redes sociais, onde o congressista tem uma imensa legião de seguidores. São 7,9 milhões no Facebook, 2,8 milhões no Instagram e mais 1,5 milhão no YouTube — popularidade conquistada a partir de 2018 na famosa greve dos caminhoneiros que paralisou o país. Na época, apesar de nunca ter dirigido um caminhão, ele se apresentava como porta-voz do movimento. No início de agosto, o deputado surpreendeu ao anunciar a desistência da candidatura e o apoio a Lula. A aliança foi efusivamente comemorada pelos petistas, que acreditam ter herdado com esse movimento alguns milhões de votos. Mas não foi só isso.

    DEDO NA CARA - Com o ex-ministro Salles: fuzuê nos bastidores do debate -
    DEDO NA CARA - Com o ex-ministro Salles: fuzuê nos bastidores do debate – (./.)

    Graças ao seu estilo espalhafatoso, André Janones é considerado uma celebridade nas redes sociais. Desde que se juntou à campanha de Lula, ele já atacou, provocou, desafiou, espalhou notícias falsas e fez acusações graves contra adversários sem apresentar nenhuma prova — tudo o que os petistas juravam que iriam combater na eleição. Jair Bolsonaro, por exemplo, já foi chamado de “assassino de mulheres”. O filho do presidente Carlos Bolsonaro, de “miliciano”, “vagabundo”, “merda” e outros adjetivos impublicáveis. O deputado já postou que o presidente vai acabar com o Auxílio Brasil e gravou um vídeo em frente ao Palácio do Planalto afirmando que havia sido agredido por “capangas” do ex-capitão. No domingo 28, ele arrumou um fuzuê nos estúdios da TV Bandeirantes, onde acontecia o primeiro debate entre os candidatos. Chamou os apoiadores de Jair Bolsonaro de “gado frouxo” e, por pouco, não saiu no tapa com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. As redes fervilharam. “Cheguei filmando e pedi que o Salles fizesse o que prometeu nas redes sociais, que desse porrada”, confessa o deputado.

    Esse comportamento um tanto agressivo não é novo e já rendeu vários processos e pelo menos duas condenações por danos morais ao parlamentar mineiro. Em um deles, foi obrigado a pagar uma indenização a um ex-candidato a vereador depois de chamá-lo de “verme”. Em outro, invadiu uma audiência na Justiça, gravou e publicou um vídeo rotulando o depoente de “corrupto”. Na sentença, o juiz do caso escreveu que estava condenando Janones, entre outras razões, por expor pessoas “covardemente” a “situações vexatórias, de forma gratuita e desnecessária”. Na Justiça, o ex-candidato do Avante também foi acusado recentemente por um ex-funcionário de praticar rachadinha em seu gabinete no Congresso. E Carlos Bolsonaro (logo ele!) entrou com uma ação no Supremo contra o deputado, que garante não se preocupar. Ele classifica cada um dos processos a que responde como um novo “troféu” para sua coleção. “Infelizmente, às vezes, são necessárias reações fortes para conseguir dignidade para a população”, justifica, negando qualquer prática de rachadinha.

    NO MUNDO VIRTUAL - Posts de André Janones no Twitter: uso de xingamentos, notícias falsas e acusações sem prova contra os adversários -
    NO MUNDO VIRTUAL - Posts de André Janones no Twitter: uso de xingamentos, notícias falsas e acusações sem prova contra os adversários – (./Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Para o PT, que costuma apanhar feio da militância bolsonarista no território virtual, Janones foi um achado. Coincidência ou não, dados levantados pela consultoria Arquimedes a pedido de VEJA mostram que desde o começo de agosto, quando ele entrou na campanha de Lula, os perfis do petista nas redes ganharam 1 milhão de novos seguidores, o dobro da média mensal. Não se sabe até que ponto o trabalho do deputado, que é evangélico e ex-militante do PT, influiu nesse resultado, mas certamente ajudou. “A presença do Janones traz um frescor e uma novidade. Ele se comunica rápido, com bastante didatismo e fura a bolha”, elogia o advogado Marco Aurélio de Carvalho, aliado e conselheiro do ex-presidente.

    Essa avaliação, contudo, não é unânime. Na coordenação de campanha de Lula, há quem considere que o deputado cometeu certos exageros e que esses exageros podem acabar se voltando contra o ex-presidente. Não repercutiu bem, por exemplo, o post em que Janones escreve que Lula está a serviço de Deus. O post criou embaraços junto ao eleitorado religioso, especialmente entre os evangélicos, nicho em que o ex-presidente tenta, sem sucesso, romper a supremacia do adversário. Mas entre os petistas, de uma maneira geral, há um certo consenso de que a controversa participação de Janones na campanha até agora agregou mais aspectos positivos do que negativos, na medida em que reposiciona o PT num terreno estratégico dominado pela militância bolsonarista — não importando muito se à custa de palavrões, mentiras e baixarias.

    Publicado em VEJA de 7 de setembro de 2022, edição nº 2805

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.