Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Assembleia de SC abre processo de impeachment contra Carlos Moisés

Acusação é pela concessão de aumento salarial a procuradores do Estado

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 jul 2020, 19h12 - Publicado em 22 jul 2020, 16h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Assembleia Legislativa de Santa Catarina decidiu nesta quarta-feira, dia 22, abrir processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). A acusação é por crime de responsabilidade na concessão de aumento salarial a procuradores do Estado.

    A decisão foi lida pelo presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que acatou a um dos cinco pedidos de impeachment que tramitava na Casa, assinado pelo defensor público Ralf Zimmer. O denunciante afirmou que o reajuste, que acarretaria um gasto de 8 milhões de reais dos cofres estaduais, foi dado por meio de decisão administrativa feita de forma sigilosa e sem consulta ao Parlamento. No início de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também considerou a medida ilegal.

    Apesar da suposta irregularidade jurídica, há um contexto político que influenciou na decisão movida contra Carlos Moisés. O governador foi envolvido na Operação Oxigênio, que investiga a compra suspeita de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões de reais – a ação policial desencadeou a abertura de uma CPI na Casa. Em junho, a Justiça de Santa Catarina decidiu remeter o caso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) por causa de citações que implicavam o governador, que sempre negou as irregularidades.

    Conforme os trâmites da Casa, Moisés e os outros envolvidos no processo terão 15 dias para se manifestar. Paralelamente, será criada uma comissão especial com nove deputados estaduais para emitir um parecer sobre o pedido de impeachment.

    Nesta quarta-feira, o governador recebeu o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, na residência oficial do governo, em Florianópolis. O estado teve um incremento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.