Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ausência de Lula faria disparar total de eleitores sem candidato

Cenário em que, além do ex-presidente, Marina, Huck e Joaquim Barbosa também não disputariam é o que faria mais eleitores ficarem sem opção para o Planalto

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 17h14 - Publicado em 31 jan 2018, 13h54

A ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) das eleições de 2018, possibilidade que cresceu após sua condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), faria disparar o número de eleitores que não sabem em quem votar ou tendem a não apoiar nenhum candidato, votando nulo ou em branco. Na pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira, o índice, que oscila entre 15% e 22% nos cenários com Lula, chega a 36% dos eleitores caso o ex-presidente não dispute.

O percentual inclui os 32% que apontaram a opção “em branco/nulo/nenhum” e os 4% que disseram não saber em quem votar. O resultado é verificado em um cenário que exclui, além do petista, a ex-senadora Marina Silva (Rede) e os dois principais possíveis outsiders na corrida presidencial, o apresentador Luciano Huck e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.

Nessa simulação, o segundo turno seria disputado entre o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 20%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 13%. Somadas as intenções de voto em ambos no primeiro turno, no entanto, o número ainda seria menor que o referente àqueles que não têm preferência por nenhum candidato.

Segundo o Datafolha, o índice de brancos e nulos mais alto registrado em pesquisas até então havia sido de 19% dos eleitores, em março de 2014, no cenário após as manifestações de 2013 e a desistência de Marina de disputar a Presidência naquele ano.

Dessa forma, mesmo com Lula na disputa, os números seriam altos, o que indicaria rejeição alta da opinião pública aos nomes postos. No caso do ex-presidente, a pesquisa demonstrou que a maior parte (35%) de seus potenciais eleitores está no grupo que não tem um “plano B” ao petista, o que explicaria o aumento dos eleitores sem candidato nos cenários em que Lula não aparece.

Outro aspecto curioso é a preferência desse eleitorado pelos nomes de Marina (15%), Ciro Gomes (14%), Bolsonaro (7%) e até o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB, 6%), em detrimento de um dos prováveis substitutos do ex-presidente, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT, 4%).

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.