Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Autoridades brasileiras parabenizam Biden por vitória nos EUA

Políticos de diferentes ideologias e partidos cumprimentaram o norte-americano pelo triunfo nas urnas; Bolsonaro, por sua vez, permanece em silêncio

Por Da Redação
Atualizado em 7 nov 2020, 20h47 - Publicado em 7 nov 2020, 20h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) optou pelo silêncio, políticos e autoridades de diferentes ideologias e partidos, da direita à esquerda, saudaram a vitória do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos. No Brasil, os primeiros a se manifestarem foram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, e o governador de São Paulo, João Doria. Outras celebridades do mundo político, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro também se manifestaram — a maioria deles tratou a eleição de Biden como um triunfo da democracia.

    Maia disse que Biden “restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias”. Barroso, por sua vez, afirmou que a “democracia significa eleições limpas, alternância no poder e respeito aos resultados. E, também, civilidade”. Já João Doria disse, por meio de sua rede social, que Biden é “bom para os EUA e bom para o Brasil”, além de manifestar interesse em ampliar os laços comerciais entre o governo paulista e o americano. Em uma carta aberta, ele convidou o democrata a visitar São Paulo.

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio de nota divulgada pela Fundação FHC, afirmou: “Vivemos nestes últimos dias um momento decisivo para a democracia. Por isso abrimos uma exceção à regra de não nos manifestarmos sobre política partidária e eleitoral. É simbólico que a decisão do povo americano tenha sido sacramentada com os votos da cidade de Filadélfia, capital da Pensilvânia”.

    Já Temer chamou Biden de “amigo” ao enviar congratulações. Quando era vice-presidente no governo de Dilma Rousseff, Biden era vice do presidente Barack Obama e responsável pela diplomacia na América Latina. “Recordo com alegria os encontros que mantivemos, em particular a visita que você me fez na ONU, quando assumi a Presidência da República. Desejo-lhe votos de muito êxito”, escreveu nas redes sociais. 

    Continua após a publicidade

    Lula disse que o “mundo respira aliviado com a vitória de Biden” e que o momento representa uma derrota do “trumpismo e tudo o que ele representa, de rejeição de valores humanos, ódio, abandono da vida e agressões contra nossa querida América Latina”.

    Em meio às manifestações das autoridades brasileiras, chamou a atenção o silêncio de Bolsonaro que decidiu ainda não emitir nenhum comentário sobre a eleição norte-americana. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o vice-presidente Hamilton Mourão também não se posicionaram. O presidente adotou postura semelhante em resposta à eleição de Alberto Fernandez na Argentina. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.