Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro avança em pesquisa, mas não no ritmo que gostaria

Presidente cresce em segmentos importantes, como mulheres e beneficiários do Auxílio Brasil, mas ainda tem desvantagem de 14 pontos para Lula

Por Daniel Pereira Atualizado em 7 abr 2022, 15h36 - Publicado em 7 abr 2022, 07h00

Encomendada pela Genial Investimentos, pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira, 7, mostra a redução da vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL). Na simulação de primeiro turno, o petista marca 45% e o ex-capitão 31%. Em março, o placar foi de 46% a 26%. Ou seja: enquanto o líder se manteve estável, o candidato à reeleição cresceu cinco pontos percentuais, herdando a maior parte dos votos antes destinados ao ex-juiz Sergio Moro.

Outros dados reforçam a recuperação do presidente. Quando os entrevistados foram questionados sobre quem eles preferem que vença a eleição, 46% disseram Lula, ante 44% em março. A diferença está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Outros 31% responderam Bolsonaro, cinco pontos a mais do que no mês anterior. O grupo daqueles que não querem nem Lula nem Bolsonaro caiu de 25% para 19%, em mais um sinal de que a janela da terceira via está se fechando.

No geral, a avaliação positiva do governo permaneceu estável, mas ela melhorou acima da margem de erro em alguns recortes, como nas regiões Norte e Sul. Já a avaliação negativa caiu entre as mulheres, de 53% para 50%, e entre os beneficiários do Auxílio Brasil, de 54% para 46%. Esses dois segmentos são considerados decisivos para o resultado da eleição.

Em recente entrevista a VEJA, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, declarou que até maio Bolsonaro estaria empatado com Lula. Em agosto, o presidente já estaria à frente do petista. Para que a primeira parte da previsão se concretize, a recuperação de Bolsonaro terá de ser acelerada. A rejeição a ele ainda continua acima de 60%.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.