Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro confirma que deve rever reserva indígena Raposa Serra do Sol

O presidente eleito afirmou que 'área mais rica do mundo' precisa ser explorada de forma racional e indígena, integrado à sociedade

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 17 dez 2018, 20h24 - Publicado em 17 dez 2018, 17h31

A reserva indígena Raposa Serra do Sol deverá ser revista por Jair Bolsonaro (PSL) assim que ele assumir a Presidência da República. Nesta segunda-feira 17, ele confirmou que sua equipe está analisando a situação do território que ocupa 1,7 milhão de hectares no Estado de Roraima.

“É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional, e no lado dos índios dando royalties e integrando o índio à sociedade”, disse Bolsonaro, sem dar detalhes.

Durante a campanha, e até mesmo no período em que era somente pré-candidato à Presidência, Jair Bolsonaro afirmou mais de uma vez que, caso chegasse ao Planalto, não haveria mais demarcação de terras a indígenas.

Inauguração de colégio para filhos de PMs

Também nesta segunda-feira, em Duque de Caxias (RJ), o presidente eleito participou da inauguração do colégio Percy Geraldo Bolsonaro, nome de seu pai, destinado a filhos de policiais militares do Rio de Janeiro. Bolsonaro voltou a afirmar que as instituições militares “estão à frente em grande parte das demais” porque, segundo ele, ainda impõem hierarquia e autoridade aos alunos.

Em discurso, Bolsonaro disse que com o passar dos anos os professores perderam autoridade e as escolas do país passaram a “instituir outras coisas à sociedade, como, por exemplo, a malfadada ideologia de gênero”.

Continua após a publicidade

“Hoje nós vemos que os colégios militarizados, colégios militares, estão na frente em grande parte dos demais. Não tem nada a ver no tocante à qualidade do professor, são muito parecidos. É que perdeu-se ao longo do tempo a possibilidade do exercício de autoridade por parte dos mestres. Muitos conseguem manter isso ainda, mas como regra isso foi deixado para trás.”

Na sequência, Jair Bolsonaro criticou a ideologia de gênero. “Com o tempo, passou-se a instituir outras coisas à sociedade, como, por exemplo, a malfadada ideologia de gênero, dizendo que ninguém nasce homem ou mulher, que isso é uma construção da sociedade. Isso é uma negação a quem é cristão, é uma negação a quem realmente acredita no ser humano. Ou se nasce homem, ou se nasce mulher”, afirmou o presidente eleito.

Bolsonaro destacou também a importância de se inaugurar novas escolas. “A educação é o que realmente move uma sociedade, movimenta um país. O nosso Brasil é um país onde praticamente quase nada temos sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação. O país que não tenha uma base sólida nesses quesitos está condenado a ser escravo de quem os tenha”, disse, para depois voltar a defender o modelo militar. “Ninguém consegue ordem e progresso se não tiver disciplina e hierarquia.”

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.