Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro deve viajar a Dallas na próxima semana, diz porta-voz

Na última sexta, presidente cancelou ida a Nova York, onde receberia prêmio. Governo trabalha para que homenagem Pessoa do Ano ocorra no Texas

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 Maio 2019, 21h56 - Publicado em 6 Maio 2019, 21h01

Depois de cancelar a viagem que faria a Nova York e Miami na semana que vem, o presidente Jair Bolsonaro passou a reconsiderar a possibilidade de ir aos Estados Unidos nos próximos dias. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro foi convidado e planeja uma viagem a Dallas, no estado americano do Texas, entre os dias 14 e 16 de maio.

Em pronunciamento no Palácio do Planalto no início da noite desta segunda-feira, 6, Rêgo Barros afirmou que o presidente foi convidado por outros estados nos EUA, mas que a viagem deve ser feita a apenas um deles e que a “prioridade” é a ida à cidade comandada pelo prefeito Mike Rawlings, do Partido Democrata. A agenda anteriormente prevista para Miami, onde Bolsonaro se encontraria com parlamentares do Partido Republicano, não deve ocorrer.

A viagem a Nova York, prevista para o dia 14 de maio, foi cancelada por Jair Bolsonaro na sexta-feira 3. O Planalto alegou que a decisão se justifica porque o prefeito da cidade, o também democrata Bill de Blasio, fez ataques ao presidente e “ideologizou” a entrega do prêmio Pessoa do Ano a Bolsonaro pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

A homenagem ao presidente, feita também ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, gerou polêmica desde que o Museu de História Natural de Nova York passou a receber críticas por sediar a premiação. Enquanto a instituição não havia se pronunciado sobre o assunto, De Blasio usou uma entrevista dada a uma rádio para atacar Bolsonaro e pediu ao museu que cancelasse o evento. O Museu de História Nacional acabou decidindo não receber o prêmio em sua sede.

[Dallas] é a primeira escolha que pareceu adequada para a amplitude de um evento em homenagem ao nosso presidente. É importante ressaltar tratar-se de um prefeito democrata [Rawlings]”, declarou o porta-voz da Presidência.

Continua após a publicidade

De acordo com Otávio Rêgo Barros, ainda não está definido se o presidente receberá no Texas o prêmio de Pessoa do Ano. Ele afirmou, contudo, que “há uma tentativa de que haja uma conjugação das atividades lá em Dallas, que estão a ser assentadas, com aquela premiação que iria ocorrer em Nova York”.

No mesmo pronunciamento, o porta-voz disse que “está no foco” de Jair Bolsonaro viajar no segundo semestre a Polônia, Hungria e Itália, países onde o chanceler, Ernesto Araújo, está neste momento. Os três têm governos ideologicamente alinhados a Bolsonaro.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.