Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro janta com representantes da extrema-direita em Washington

Presidente "reconhece que aspectos relativos ao antigo comunismo não podem mais imperar', afirmou porta-voz durante o evento

Por Julia Braun, de Washington, D.C.
Atualizado em 18 mar 2019, 09h01 - Publicado em 17 mar 2019, 20h53

O presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo, 17, de um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington, D.C. É o primeiro evento na agenda oficial da visita de três dias aos Estados Unidos. Na terça-feira 19 ele vai se encontrar com o presidente americano, o republicano Donald Trump.

Olavo de Carvalho, Gerald Brant, diretor do fundo de investimentos Pantera Capital, e Steve Bannon, ex-estrategista da campanha e conselheiro sênior de Trump, foram alguns dos convidados do evento. 

O acadêmico conservador americano Walter Russell Mead, a colunista do Wall Street Journal Mary Anastasia O’Grady e o editor da revista literária The New Criterion Roger Kimball também estavam presentes, assim como Chris Buskirk, editor do site American Greatness, David Shedd, pesquisador da Fundação Heritage, e Matt Schlapp, presidente da União Conservadora Americana.

Os ministros que acompanham Bolsonaro na visita também participaram do jantar: Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), almirante Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Tereza Cristina (Agricultura).

Também estiveram o embaixador em Washington, Sérgio Amaral, o presidente da Comissão e Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do líder brasileiro.

Continua após a publicidade

O presidente chegou na embaixada brasileira por volta das 19h20 do horário local (18h20 em Brasília) com sua comitiva, cercado por agentes do Serviço Secreto.

O evento começou com um coquetel e foi seguido pelo jantar. Em fotos compartilhada no Twitter, Bolsonaro posou ao lado de Eduardo, Carvalho e Ernesto Araújo.

Continua após a publicidade

Eduardo Bolsonaro e Ernesto Araújo também compartilharam fotos nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Fim do comunismo

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou em declaração à imprensa durante o jantar que a ideia de Bolsonaro com o evento e com toda sua viagem é o fortalecimento da democracia no Ocidente por meio da diplomacia. “Ele reconhece que aspectos relativos ao antigo comunismo não podem mais imperar nesse nosso ambiente”, disse.

Barros disse ainda que a visita do presidente aos Estados Unidos deverá ter como resultado o reconhecimento do Brasil como uma liderança regional e como uma “grande potência que tem todas as possibilidades de deixar de ser o país do futuro e passar a ser o país do presente”.

“Democracia e liberdade são os fatores mais essenciais que unem os dois povos nesse momento”, disse.

Continua após a publicidade

O porta-voz também confirmou informações já divulgadas anteriormente de que dois acordos serão assinados durante a visita aos Estados Unidos. Um deles é o de Salvaguardas sobre a Base de Lançamento de Alcântara, que colocará o Brasil em um mercado que movimentou 3 bilhões de dólares em 2017.

O segundo compromisso a ser fechado, segundo Barros, também está relacionado a “transferência de tecnologia espacial” pelos Estados Unidos.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.