Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Entre mulheres e negros, Bolsonaro e Haddad empatam, diz Ibope

Petista teve salto grande e encostou no candidato do PSL, que subiu 2 pontos entre os dois públicos

Por Estêvão Bertoni Atualizado em 19 set 2018, 14h54 - Publicado em 19 set 2018, 08h52

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, oscilou positivamente entre as eleitoras e os que se declaram negros e pardos, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira 18.

Entre as mulheres, o deputado federal passou de 18% de intenção de voto, registrados em 11 de setembro, para 20%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais. Ele está tecnicamente empatado, nesse recorte de gênero, com Fernando Haddad (PT), que agora possui 19%. O petista foi quem mais cresceu entre as mulheres. Na pesquisa anterior, ele tinha apenas 8% – resultado que o posicionava atrás de Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).

Bolsonaro teve a mesma oscilação positiva entre os negros e pardos. Subiu dos 22% da semana anterior para 24%, dentro da margem de erro. Ele também empata com o candidato do PT. Haddad aparece com 22%, ante os 9% que tinha em 11 de setembro.

O deputado federal enfrenta resistência dos dois grupos devido a declarações de cunho machista e racista feitas no passado. Ele já foi condenado na Justiça do Distrito Federal, em 2015, a pagar indenização de 10.000 reais à deputada federal Maria do Rosário (PT) por danos morais, após ter declarado que não a estupraria porque ela “não merecia”.

Em relação ao negros, chegou a ser julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) por ter dito que um quilombola pesava “7 arrobas” e que não servia “nem para procriar”. Por 3 votos a 2, o parlamentar foi absolvido, em julgamento realizado neste mês, de crime de racismo.

No geral, Bolsonaro lidera com 28% das intenções de voto. Haddad está em segundo, com 19%. Ciro tem 11%, Alckmin, 7%, e Marina, 6%. A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Ela ouviu 2.506 eleitores entre 16 e 18 de setembro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça eleitoral sob o número BR-09678/2018.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.