Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro para de crescer e só aparece à frente de Lula no Centro-Oeste

Interrupção da ascensão do presidente coincide com seus ataques ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral

Por Daniel Pereira Atualizado em 11 Maio 2022, 09h40 - Publicado em 11 Maio 2022, 07h00

Depois de crescer oito pontos percentuais em três meses e reduzir de 22 para 14 pontos a desvantagem em relação a Lula (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) parou de crescer em maio, conforme pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11.

De acordo com o levantamento, o petista tem 46% das intenções de voto no primeiro, um ponto a mais do que em abril. Já Bolsonaro se manteve com 31%, interrompendo uma escalada que começou em fevereiro, quando tinha 23%, e ganhou impulso em março, quando atingiu 26%. Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) registraram, respectivamente, 9% e 4%. Nos dois principais cenários pesquisados, Lula supera numericamente a soma dos demais adversários (46% a 44%), o que, em tese, lhe dá chance de vencer no primeiro turno.

Para o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, os embates de Bolsonaro com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contribuíram para a interrupção do crescimento de sua campanha à reeleição. Nunes citou especificamente a influência do caso do perdão presidencial ao deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), condenado à prisão pelo STF. “A graça presidencial ao deputado Silveira engajou os setores radicais da campanha, mas afastou o eleitor moderado que vinha se aproximando do presidente.”

Em sua sexta candidatura à Presidência, Lula lidera em quatro das cinco regiões do país — só perde no Centro-Oeste, por 48% a 32%. Na estratégica região Sudeste, o petista tem vantagem folgada, de 43% a 29%. Na simulação de segundo turno, Lula tem 54%, e Bolsonaro 34%

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.