Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Bolsonaro pede aval ao Congresso para compra de novos carros oficiais

Governo aponta haver necessidade de 'modernizar a frota' dos veículos que atende o presidente da República, vice e seus antecessores

Por Da Redação Atualizado em 12 mar 2019, 15h31 - Publicado em 12 mar 2019, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou ao Congresso um pedido para autorizar a compra de carros oficiais novos para ele, o vice-presidente Hamilton Mourão e seus antecessores na Presidência da República. Na mensagem, o governo menciona a necessidade de “modernizar a frota” dos veículos. É a primeira mensagem do atual governo para alterar o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019.

    A autorização do Congresso é necessária porque, no ano passado, os parlamentares retiraram da LDO a permissão para compra de veículos oficiais para o presidente, seu vice e antecessores. O projeto encaminhado pelo governo restabelece a prerrogativa. Paulo Guedes, ministro da Economia, justificou que a medida atende a ofício do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança de Bolsonaro.

    Os ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney também terão uma nova frota de carros. Lula, mesmo preso em Curitiba desde 7 de abril do ano passado, conseguiu por meio de liminar manter o direito aos veículos oficiais.

    No fim do ano passado, Michel Temer abriu uma concorrência para renovar a frota no valor de 5,6 milhões de reais que já atenderia o atual governo. Segundo o GSI, o edital está em fase de conclusão e prevê a aquisição de doze blindados para o presidente e o vice. Nesse processo não há previsão de carros para ex-presidentes.

    Continua após a publicidade

    Para respaldar a compra, o então ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, argumentou na época que haveria necessidade de “redimensionar” a segurança do presidente e do vice após o atentado sofrido por Bolsonaro durante a campanha eleitoral em Juiz de Fora, Minas Gerais.

    Além dos doze blindados contra tiros de submetralhadoras e pistolas 9 milímetros, outros dezoito automóveis do mesmo modelo e marca poderão ser adquiridos para atender o atual governo. Eles ficarão à disposição para uso em Brasília e outros estados, como Rio de Janeiro, base eleitoral do presidente.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.