Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Bolsonaro questiona apoiadores sobre a CoronaVac: ‘Essa de 50% é uma boa?’

Presidente afirma que ‘agora estão vendo a verdade’ ao se referir à eficácia global de 50,38% da vacina chinesa, que atende aos parâmetros da OMS

Por Da Redação 13 jan 2021, 11h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jair Bolsonaro
    O presidente Jair Bolsonaro (Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O presidente Jair Bolsonaro perguntou a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, nesta quarta-feira, 13, se a taxa de eficácia global de 50,38% da vacina CoronaVAC era “uma boa?”. O percentual, divulgado no dia anterior, pelo governo de São Paulo e pelo Instituto Butantan, está acima do mínimo exigido pela Organização Mundial de Saúde (50%) e é considerado adequado para aplicação à população. Além disso, ela tem eficiência de 78% na prevenção de casos leves da Covid-19 e de 100% para casos moderados e graves.

    “Essa de 50% é uma boa?”, perguntou o presidente aos simpatizantes sobre a CoronaVac.  “O que eu apanhei por causa disso, agora estão vendo a verdade. Quatro meses apanhando por causa da vacina”, disse. O presidente tem sido um crítico da imunização contra a Covid-19, em especial da CoronaVac por ser um imunizante produzido pela China e por ser patrocinado pelo seu rival político, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

    Bolsonaro afirmou que quem vai definir o futuro das vacinas, que no próximo domingo deve anunciar suas decisões sobre o uso emergencial da CoronaVac e do imunizante produzido pela Astrazeneca em parceria com a Universidade Oxford. “Entre eu e a vacina está a Anvisa”, disse. Segundo ele, a vacina “certa” é aquela que passar pelo órgão regulador , independente de qual for. “Passou por lá já temos um crédito de vinte bilhões de reais para comprar (as doses)”, afirmou.

    Em uma aparente crítica a Doria, que tem defendido agilidade no início da vacinação, o presidente afirmou que tem responsabilidade em relação à questão. “Eu não sou irresponsável, eu não estou afim de agradar quem quer seja”, afirmou.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.