O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu nesta sexta-feira, dia 1º, a sessão preparatória de posse dos deputados eleitos no ano passado. Maia é um dos candidatos à presidência da Casa na nova legislatura e desejou que os deputados trabalhem com diálogo nos próximos quatro anos.
Maia afirmou que quem vai conduzir o tempo da reforma da Previdência é a Câmara. “O governo vai mandar o projeto. Se não envolver todos os estados, todos os partidos e prefeitos, teremos dificuldade de aprovar”, disse.
O deputado defendeu o diálogo para se chegar a um consenso para a reforma. “Isso não é um tema de um governo. É tema do Estado brasileiro e é o Estado como um todo.” A solução a ser encontrada, disse, tem de ser obtida “sem ideologia”.
Os novos deputados iniciaram a sessão com um juramento. Na abertura da cerimônia, Maia informou que a mesa recebeu o comunicado da renúncia do deputado eleito Jean Wyllys (PSOL-RJ), que será substituído pelo suplente David Miranda. Ele também pediu um minuto de silêncio pela morte do deputado eleito Wagner Montes (PRB).