Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Carlos Bolsonaro atuará na campanha de reeleição de prefeito do Rio

Filho do presidente Jair Bolsonaro, que é vereador, cuidará, principalmente, das ações de Marcelo Crivella nas redes sociais

Por Cássio Bruno Atualizado em 1 abr 2020, 19h33 - Publicado em 1 abr 2020, 17h20

O vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, será um dos responsáveis pela campanha eleitoral do prefeito Marcelo Crivella. O filho Zero Dois do presidente Jair Bolsonaro, cuidará, principalmente, das redes sociais do bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, que tentará a reeleição. Carlos e o irmão dele, o senador Flávio Bolsonaro, são recém-filiados ao Republicanos (ex-PRB), partido de Crivella e de seu tio, o bispo Edir Macedo.

O encontro para fechar o acordo ocorreu na última segunda-feira, na casa de Crivella, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital, em plena pandemia do coronavírus. A estratégia será parecida com a das eleições de 2018 quando Flávio Bolsonaro ajudou na vitoriosa campanha do então candidato ao governo fluminense, Wilson Witzel (PSC), atualmente o principal desafeto do clã. À época, Witzel patinava nas pesquisas, assim como Crivella hoje, mas, na reta final, superou os adversários graças à “Onda Bolsonaro” na internet.

ASSINE VEJA

Coronavírus: a salvação pela ciência
Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
Clique e Assine

No primeiro turno, Jair Bolsonaro não participará de eventos de campanha de Crivella. Mas o exército virtual da família, comandado por Carlos, atuará em favor do prefeito. Por outro lado, o presidente aparecerá em sintonia com Crivella durante ações contra o coronavírus. Na próxima sexta-feira, 3, por exemplo, Bolsonaro é esperado para uma visita ao Riocentro ao lado do bispo licenciado. No local, está sendo montado um hospital de campanha para receber infectados pelo Covid-19.

Nos bastidores, o comando da pré-campanha de Crivella avalia que o prefeito voltou a ter protagonismo político por causa das medidas adotadas na cidade para a contenção da propagação do coronavírus, o que gerou uma agenda positiva diária nos meios de comunicação. Ao contrário do que ocorria antes de a doença chegar ao Brasil. O grupo de Crivella era obrigado a apagar o fogo provocado sempre por problemas de gestão na área da saúde, expondo uma imagem negativa da administração do prefeito. Preocupa, porém, a queda na arrecadação da prefeitura por conta da crise econômica provocada pelo isolamento social da população.

Continua após a publicidade

Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, em dezembro, o prefeito aparece com apenas 8 % das intenções de votos, atrás do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 22%, e do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), com 18%. Naquele mês, Crivella tinha uma rejeição de 72% do eleitorado carioca.

Carlos estava no PSC, comandado pelo pastor Everaldo Pereira e que abriga Wilson Witzel. O vereador aproveitou a janela partidária para desembarcar no Republicanos, formado em sua maioria por evangélicos da Universal. A mãe dele, Rogéria, ex-mulher de Bolsonaro, também se filiou ao partido. Os dois vão concorrer a uma vaga na Câmara Municipal do Rio. Carlos está no quinto mandato.

A ida de Flávio, Carlos e Rogéria para o Republicanos se deu porque o Aliança pelo Brasil, partido de Jair Bolsonaro, não será legalizado a tempo das eleições municipais deste ano.  Apenas Eduardo, o filho Zero Três e deputado federal por São Paulo, continua no PSL. Como não foi expulso, ele é obrigado a permanecer no partido para não ficar sem o cargo conforme estabelece a Lei Eleitoral.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.