Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carta de Palocci mostra fraqueza de caráter e desespero, diz PT

Presidente da legenda, Gleisi Hoffmann afirma que ex-ministro mente para ‘agradar seus inquisidores’ e que política e moralmente ele já está fora do partido

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h36 - Publicado em 26 set 2017, 21h39

O PT afirmou, em nota oficial assinada por sua presidente, Gleisi Hoffmann, que a carta divulgada pelo ex-ministro Antonio Palocci, na qual faz críticas ao partido e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma demonstração de “fraqueza de caráter” e “desespero para agradar seus inquisidores”, em referência ao Ministério Público Federal.

Na carta, o ex-ministro reagiu à abertura de investigação no partido e sua suspensão da legenda por causa de seu depoimento ao juiz Sergio Moro, na Operação Lava Jato, no qual acusou Lula de ter feito um “pacto de sangue” com a Odebrecht por propinas – o ex-presidente diz que Palocci está mentindo para tentar fechar um acordo de delação.

Palocci apresenta no documento a sua desfiliação do partido, o que foi ironizado por Gleisi. “Política e moralmente, Palocci já está fora do PT”, afirma. Segundo ela, a carta não foi endereçada ao PT, mas aos procuradores da Lava Jato, e que é “a mensagem de um condenado que desistiu de se defender e quer fechar negócio com o MPF, oferecendo mentiras em troca de benefícios penais e financeiros”.

“A carta repete as falsas acusações que ele fez diante do juiz Sergio Moro e que contrariam seus depoimentos anteriores. Em qual Palocci se deve acreditar: no que diz ter mentido antes ou no que mudou de versão agora para se salvar?”, afirma a nota.

Na carta, revelada pela coluna Radar, Palocci diz que seu depoimento a Moro foi absolutamente verdadeiro e que ele tem como provar o que diz. “Não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política”, escreveu Palocci.

Ele também criticou o PT por se portar como uma seita que acredita em tudo o que Lula diz. “Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do pais’ enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto são atribuídos a Dona Marisa?”

Continua após a publicidade

Palocci diz, ainda, que a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli vão confirmar o conteúdo das suas denúncias. “Um dia, Dilma e Gabrielli dirão a perplexidade que tomou conta de nós após a fatídica reunião na biblioteca do Alvorada, onde Lula encomendou as sondas e as propinas, no mesmo tom, sem cerimônias, na cena mais chocante que presenciei do desmonte moral da mais expressiva liderança popular que o país construiu em toda nossa história”.

Veja a íntegra da nota do PT:

A carta divulgada hoje (26) por Antonio Palocci e seus advogados não se destina verdadeiramente ao PT, mas aos procuradores da Lava Jato. É a mensagem de um condenado que desistiu de se defender e quer fechar negócio com o MPF, oferecendo mentiras em troca de benefícios penais e financeiros.

A carta repete as falsas acusações que ele fez diante do juiz Sergio Moro e que contrariam seus depoimentos anteriores. Em qual Palocci se deve acreditar: no que diz ter mentido antes ou no que mudou de versão agora para se salvar?

O PT trata de forma igual todos os filiados que enfrentam investigações e ações judiciais. Respeitamos o princípio da presunção da inocência. Ninguém será julgado por comissão de ética partidária antes do trânsito final dos processos na Justiça.

Continua após a publicidade

Palocci decidiu “queimar seus navios”, romper com sua própria história e renegar as causas que defendeu no passado.

A forma desrespeitosa e caluniosa como se refere ao ex-presidente Lula demonstra sua fraqueza de caráter e o desespero de agradar seus inquisidores.

Politica e moralmente, Palocci já está fora do PT.

Gleisi Hoffmann

Continua após a publicidade

Presidenta Nacional do PT

 

Veja a íntegra da carta de Palocci:

Palocci 1
(Reprodução/Reprodução)
Palocci 2
(Reprodução/Reprodução)
Palocci 3
(Reprodução/Reprodução)
Palocci 4
(Reprodução/Reprodução)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.