Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Celso de Mello rejeita recurso de Lula por candidatura à Presidência

Pedido visava permitir que Lula mantivesse sua campanha enquanto é analisado um recurso extraordinário contra a rejeição da candidatura pelo TSE

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h26 - Publicado em 6 set 2018, 18h27

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido de liminar da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela candidatura do petista à Presidência da República. A cautelar visava permitir que Lula mantivesse sua campanha enquanto é analisado um recurso extraordinário apresentado contra a rejeição do registro do ex-presidente como candidato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta quarta-feira, a presidente do TSE, Rosa Weber, deu três dias de prazo para os dezesseis autores de contestações contra o petista, o que deve trazer o juízo de admissibilidade para muito próximo da data final para que a coligação O Povo Feliz de Novo (PT, PCdoB e Pros) substitua seu candidato ao Planalto, o que vence no próximo dia 11.

Na decisão em que negou o pedido, Mello chamou de “totalmente prematura a formulação perante o Supremo Tribunal Federal”. Para o ministro, a avaliação da presidente do TSE se o pedido cabe ou não antecede a análise do caso pelo Supremo.

Um outro pedido cautelar, apresentado pela via penal contra a condenação de Lula a doze anos e um mês de prisão, também já havia sido negado pelo ministro Edson Fachin na madrugada de hoje. A defesa do ex-presidente ainda pode recorrer contra as duas solicitações, mas dependerá dos relatores para que elas sejam analisadas pelas turmas respectivas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.