Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Ciro chama Fernando Holiday, vereador de SP, de ‘capitãozinho do mato’

Presidenciável do PDT cita iniciativas do parlamentar do DEM contra as cotas e o Dia da Consciência Negra; é ‘injúria racial pura e simples’, diz Holiday

Por Da Redação Atualizado em 18 jun 2018, 20h07 - Publicado em 18 jun 2018, 17h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O pré-candidado do PDT à Presidência da República Ciro Gomes chamou o vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) de ”capitãozinho do mato” durante entrevista à rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira. A expressão faz referência ao personagem que ficou conhecido como “capitão do mato” durante o período da escravidão no Brasil: um serviçal dos proprietários rurais — às vezes negro —, encarregado de capturar escravos fugitivos.

    A frase foi proferida enquanto o presidenciável discorria sobre um eventual apoio do DEM à sua candidatura para as eleições de outubro. O vereador foi citado como um dos motivos pelos quais há dificuldades para se firmar um acordo entre os partidos. “Esse Fernando Holiday aqui é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato no passado”, disse.

    No Fórum Única, evento promovido em São Paulo, nesta segunda-feira, pelo setor sucroalcooleiro, Ciro citou dois pontos da atuação de Holliday que justificariam sua fala: a iniciativa de tentar acabar com o Dia da Consciência Negra e a apologia pelo fim das cotas. “Portanto, capitão do mato, aqui, é uma metáfora segura que eu tenho que ele faz esse papel em pleno século XXI”. Confrontado com o fato de que Holliday ser do partido do amigo Rodrigo Maia, Ciro respondeu apenas com um “Pois é”.

    Continua após a publicidade

    Em sua conta no Twitter, Holiday destacou que a ”gravidade do ato foge da esfera política” e que não se trata de ”divergência ideológica, mas de injúria racial pura e simples”. Ele afirma, ainda, que processará o pré-candidato. ”Nossa conversa será na Justiça”, disse.

    Holiday
    (Reprodução/Reprodução)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.