Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ciro diz que vai alterar política de preços da Petrobras

Candidato deu entrevista à Rádio CBN na manhã desta quarta-feira

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 19 set 2018, 15h03 - Publicado em 19 set 2018, 11h26

Em entrevista concedida nesta quarta à rádio CBN, Ciro Gomes, disse que vai mudar a política de preços em vigor na Petrobras. De acordo com o candidato do PDT à Presidência da República, a política protege “a perversão dos acionistas minoritários” ao privilegiar a cotação internacional, em dólar, levando a “alta nos preços do combustível ao consumidor e no preço do botijão de gás para as donas de casa”.

Ciro destacou que, se eleito, os preços serão formados a partir dos custos lastreados no Real, somados aos gastos da estatal e ao que ela precisa para investir. “Junto com a Venezuela, o Brasil é a maior reserva de petróleo das Américas. Podemos ser a maior reserva do mundo. Dá pra transformar o Brasil em uma grande sociedade de classe média em poucos anos”, avaliou.

Segundo Ciro, uma das propostas é acabar com a importação de combustível. “Temos capacidade ociosa de produção”, disse. “O Brasil tem 40% da capacidade de refino de óleo diesel, gasolina e gás parados e compra gasolina dos EUA em dólar. Alguém, pelo amor de Deus, justifica isso pra mim?”, questionou.

Em setembro, a Petrobras anunciou alterações na política de preços baseados na moeda americana implantada pelo ex-presidente da companhia Pedro Parente. O modelo de reajustes quase diários foi um elemento central na recuperação financeira da estatal, mas gerou insatisfação em consumidores e profissionais do setor de transportes, desembocando na greve dos caminhoneiros. A mudança prevê que os preços continuem sendo reajustados com frequência, mas inclui mecanismos de proteção para quando o câmbio estiver muito volátil que permitem que o valor seja represado por até quinze dias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.