Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ciro Gomes tem potencial de voto comparável ao de Bolsonaro

Pelo menos um quarto do eleitorado admite a possibilidade de votar no ex-ministro, que terá de conquistar essa fatia se quiser chegar ao segundo turno

Por Daniel Pereira Atualizado em 20 fev 2022, 11h32 - Publicado em 20 fev 2022, 11h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ciro Gomes
    Ciro Gomes - (Dario Oliveira/NurPhoto/Getty Images)

    Derrotado nas eleições presidenciais de 1998, 2002 e 2018, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disputa com o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) a terceira colocação na corrida ao Palácio do Planalto. Apostas da chamada terceira via, os dois ainda não alcançaram a casa dos dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto (ver tabela abaixo) e, por enquanto, não ameaçam os favoritos para chegar ao segundo turno: Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

    Apesar da situação desfavorável, Ciro Gomes encontra em alguns números motivos para manter o otimismo, principalmente aqueles relacionados ao seu potencial de voto, que é comparável ao de Bolsonaro. Levantamento da Quaest revelou que 4% dos entrevistados conhecem e votariam no pedetista e outros 24% conhecem e poderiam votar nele, o que dá um potencial de voto de 28%. No caso do ex-capitão, os percentuais foram, respectivamente, de 18% e 13% — total, de 31%.

    Na sondagem do Ipespe, 13% declararam que votariam com certeza em Ciro Gomes e 36% que poderiam votar nele. No caso de Bolsonaro, foram 26% e 8%. O problema para o ex-ministro é que seu potencial de voto é majoritariamente formado por quem pode votar nele, e não por quem com certeza votará nele, como ocorre com Bolsonaro. Se quiser avançar, Ciro Gomes terá de converter o eleitor em potencial em eleitor fiel — eis aí a sua grande dificuldade. Por enquanto, ele desponta como uma espécie de segunda opção de voto, o que não é suficiente para torná-lo competitivo.

    Outro obstáculo para Ciro é o nível de voto consolidado. Na pesquisa da Quaest, 74% dos que declaram voto em Lula consideram definitiva a decisão. No caso de Bolsonaro, são 65%. No de Ciro, 38%. Nessa toada, o ex-ministro e eterno presidenciável caminha para a sua quarta derrota na corrida presidencial.

    Continua após a publicidade

    Pesquisas eleitorais

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.