Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Colunistas de VEJA analisam efeitos da crítica de Lira a Padilha

Tensão entre Arthur Lira e Alexandre Padilha também foi tema do programa Os Três Poderes desta sexta

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2024, 13h21 - Publicado em 12 abr 2024, 09h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os efeitos do embate entre o bilionário Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes foram debatidos pelos colunistas de VEJA na live de Os Três Poderes desta sexta, 12. A discussão tratou da urgência da regulação das redes sociais e das dificuldades na articulação do governo Lula com o Congresso. O editor Ricardo Ferraz apresentou o programa, que teve comentários dos colunistas Robson Bonin, de Radar, Ricardo Rangel e Matheus Leitão.

    O dilema das redes

    Os ataques de Elon Musk contra Alexandre de Moraes, que resultaram na inclusão do bilionário no inquérito das milícias digitais, reforçam a necessidade de regulação das redes. Conforme mostra reportagem de capa de VEJA, o embate reacendeu as discussões sobre internet e democracia no Brasil, mas a politização que acompanhou o caso não é positiva. No lugar do que começa a se tornar um debate distorcido entre esquerda e direita pela liberdade de expressão, o país precisa elaborar e pôr em prática um pacote de medidas urgentes para evitar que a internet se transforme de uma vez por todas numa terra sem lei.

    Lira x Padilha

    O presidente da Câmara, Arthur Lira, escancarou a ruptura na relação que existe entre ele e o responsável pela articulação política do governo Lula com o Congresso, o ministro Alexandre Padilha. Durante um evento no Paraná, o deputado chamou o chefe das Relações Institucionais de “desafeto pessoal” e “incompetente”. A fala foi motivada pela informação de que teria sido Padilha a fonte de um vazamento que imputou a Lira a liderança de uma articulação para favorecer a soltura do deputado Chiquinho Brazão, apontado como um dos mandantes da morte de Marielle Franco. O parlamentar nega a movimentação.

    Mão pesada do Estado

    Considerada a joia da coroa entre as empresas brasileiras de capital aberto controladas pelo Estado, a Petrobras é alvo permanente de cobiça. No atual mandato de Lula, a queda de braço é travada dentro da própria equipe do presidente: de um lado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do outro, o presidente da companhia, Jean Paul Prates. Os interesses em torno da empresa são compatíveis com o seu tamanho, uma vez que ela planeja investir 500 bilhões de reais até 2028. Seja quem for o vencedor desta batalha, o certo é que o intervencionismo em empresas de capital aberto já rendeu perdas de bilhões de reais a acionistas e aos cofres públicos, além de processos rumorosos por corrupção. Em meio à crise, na quinta, a Justiça afastou o presidente do Conselho de Administração da petroleira.

    Assista ao programa completo:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.