Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com apoio do governo Lula, MST expande parcerias na China, Cuba e Venezuela

Movimento leva estudantes para Havana, recebe implementos agrícolas de Pequim e disponibiliza 'brigada' de apoio à 'revolução bolivariana' de Maduro

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 set 2024, 21h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de quinze jovens, filhos de famílias ligadas ao MST, embarcou na última quinta-feira para Cuba. Eles vão estudar “medicina humanista” na Escola Latino-Americana, em Havana. Segundo o movimento, o curso tem foco no trabalho comunitário, que entende a doença como um problema biológico e social, muitas vezes causada ou agravada pela pobreza e pela desigualdade.

    Com o apoio do governo Lula, o MST tem se aproximado de ditaduras. Há dez dias, uma comitiva do movimento foi à Venezuela para prestar apoio a Nicolás Maduro, que é acusado de fraudar a eleição presidencial, além de prender opositores e desafetos políticos. A comitiva foi liderada pela deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE), filha de um dos coordenadores do MST. Os sem-terra anunciaram que estão colaborando com a “revolução bolivariana” na Venezuela, enviando ao vizinho uma “brigada” de militantes.

    As relações mais intensas, porém, têm se dado com a China. A aproximação começou em abril do ano passado, quando o principal líder do movimento, João Pedro Stedile, integrou a comitiva do presidente Lula em uma visita a Pequim. A viagem se deu após Stedile divulgar um vídeo no qual o movimento ameaçava retomar as invasões de fazendas — e rendeu dividendos.

    Logo depois, o MST anunciou a chegada de trinta tratores e roçadeiras chineses, comprados por intermédio de um memorando do Consórcio Nordeste. Em junho, um representante do MST acompanhou uma comitiva do governo na reunião de alto nível da Comissão Sino-Brasileira de Cooperação.

    MST faz parte da estrutura do governo Lula

    As relações do MST com o governo já foram alvo de uma CPI no Congresso. Ainda na campanha, Lula convidou João Paulo Rodrigues, um dos coordenadores do movimento, para a equipe petista de coordenação. Depois de eleito, o presidente recompensou o apoio do movimento com cargos na Presidência da República, no Incra e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Nomeou ainda um representante do MST no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o ‘Conselhão’.

    O  MST também faz parte do grupo que elabora o Plano Safra da Agricultura Familiar (Pronaf) 2024-2025 e do Comitê Permanente de Construção de Paz no Campo, encarregado de criar políticas públicas e construir diretrizes para enfrentamento da violência no meio rural. O governo pensou em  incluir representantes do MST no desfile do 7 de Setembro em Brasília, mas a possibilidade de uma reação negativa dos militares teria desestimulado a ideia.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.