Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Conselho de Ética instaura processo contra deputado que empurrou colega

PSB pede abertura de processo por quebra de decoro contra deputado José Medeiros (Podemos-MT) por ter xingado e empurrado Eliel Machado (PSB-PR)

Por Da Redação
Atualizado em 25 jun 2019, 14h25 - Publicado em 24 jun 2019, 15h25

O PSB pediu a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal José Medeiros (Podemos-MT). Na Câmara, o parlamentar empurrou e chamou de “vagabundo” o deputado de oposição Eliel Machado (PSB-PR), em abril, durante uma discussão sobre a reforma da Previdência.

A requisição contra Medeiros foi protocolada na Comissão de Ética da Câmara na última terça-feira, 18.

O presidente do conselho, Juscelino Filho (DEM-MA), convocou uma reunião do colegiado para a próxima quarta-feira, 26, para instauração do processo disciplinar.

Caso Medeiros seja condenado, sanções serão discutidas pelos relatores. A mais grave seria a perda de mandato. Procurado pela reportagem, ainda não se manifestou.

Continua após a publicidade

Relembre o caso

Os deputados trocaram empurrões e discutiram no plenário da Câmara, em 24 de abril, após acusações de que parlamentares que votaram pela aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa receberam 40 milhões de reais em emendas parlamentares do governo do presidente Jair Bolsonaro. A informação tinha sido publicada no mesmo dia pela Folha de S.Paulo.

Defesa

Segundo Medeiros informou nesta terça-feira, 25, o caso “trata unicamente de uma resposta do PSB à representação anteriormente formatada por nós no Conselho de Ética, pela quebra de decoro por parte do deputado Eliel [Machado], quando insinuou que a Presidência da República teria comprado votos de parlamentares por 40 milhões de reais, distorcendo até mesmo a matéria da Folha de S.Paulo, que trata sobre emendas parlamentares”.

“O deputado denegriu a imagem de todo o Congresso e, indignado, me senti na obrigação de defender a honra de muitos que, como eu, têm na retidão de sua própria conduta seu maior patrimônio. Não tinha a mínima intenção de efetuar uma agressão física, mesmo porque não a fiz.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.