Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Datafolha: Celso Russomanno lidera a disputa pela prefeitura de SP com 29%

Atual prefeito, o tucano Bruno Covas aparece em segundo lugar, com 20%. Índice de eleitores que não votaria em nenhum candidato atinge 17% na pesquisa

Por Redação
Atualizado em 22 out 2020, 14h28 - Publicado em 24 set 2020, 08h52

O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) largou na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o deputado contabilizou 29% das intenções de voto dos eleitores no levantamento divulgado nesta quinta-feira, 24. O atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), ficou na segunda colocação, com 20%. Já o índice dos paulistanos que dizem votar branco ou nulo está em 17%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os demais candidatos largam bem atrás na pesquisa. Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB) estão empatados tecnicamente, com 9% e 8% das intenções de voto, respectivamente. Jilmar Tatto (PT), Arthur do Val (Patriota), Andrea Matarazzo (PSD) e Vera Lúcia (PSTU) estão cada um com 2%. Aparecem com 1% os candidatos Joice Hasselmann (PSL), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PCdoB) e Filipe Sabará (Novo). A pesquisa foi feita antes do Novo anunciar que a candidatura de Sabará estava suspensa em função de uma investigação interna do partido.

Russomanno repete o desempenho que registrou nas duas eleições anteriores, de 2012 e 2016, quando largou em primeiro lugar e com intenções de voto acima dos 30%. Em ambas as ocasiões, ele sofreu desgastes ao longo do processo eleitoral, perdeu o capital político e terminou as disputas em terceiro lugar.

Os melhores índices de Russomanno estão concentrados entre os evangélicos (37%), entre moradores da Zona Leste da cidade (37%) e entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (36). O deputado, no entanto, atinge também boas marcas entre quem concluiu o ensino superior (18%) e entre quem ganha mais de dez salários mínimos (14%).

ASSINE VEJA

A vez das escolas
A vez das escolas Leia esta semana em VEJA: os desafios da retomada das aulas nas escolas brasileiras. E mais: Queiroz vai assumir toda a responsabilidade por ‘rachadinha’ ()
Clique e Assine
Continua após a publicidade

Apesar de estar isolado em segundo lugar, Covas apresenta a maior rejeição entre todos os nomes pesquisados: 31%. Trata-se de um índice semelhante ao de candidatos como Levy Fidelix (30%), e Joice Hasselmann (28%). Covas é o preferido entre os moradores do Centro (29%) e da Zona Oeste (25%) de São Paulo, entre quem tem 60 anos ou mais (27%), entre aposentados (25%) e entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos (23%).

Na pesquisa, os paulistanos não se mostram dispostos a considerar nem o apoio de Bolsonaro nem a preferência do governador paulista, João Doria (PSDB), como ativos eleitorais. Entre os entrevistados, 64% dizem que não votarão em um candidato apoiado pelo presidente. Já a rejeição ao papel de Doria como cabo eleitoral está em 59%.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.