Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Datafolha: em Minas, Anastasia lidera para o governo e Dilma para o Senado

Relator do impeachment de 2016 e a ex-presidente cassada no processo aparecem em primeiro lugar na preferência dos mineiros em nova pesquisa

Por Da Redação
Atualizado em 22 ago 2018, 15h11 - Publicado em 22 ago 2018, 10h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O senador Antonio Anastasia, do PSDB, lidera a corrida para o governo de Minas Gerais, segundo revela nova pesquisa Datafolha, divulgada na manhã desta quarta-feira 22 pelo jornal Folha de S.Paulo. O tucano registrou 29% das intenções de voto, contra 20% do atual governador, Fernando Pimentel (PT). É o primeiro levantamento a simular um cenário sem a participação do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB), que desistiu após ter sua candidatura vetada pelo seu próprio partido.

    Na sequência de Anastasia e Pimentel, aparecem o empresário Romeu Zema Neto (Novo), com 5%, o sociólogo João Batista Mares Guia (Rede), com 3% e a professora Dirlene Marques (PSOL), com 2%. Jordano Metalúrgico (PSTU), Alexandre Flach (PCO) e Claudiney Dulim (Avante) registraram 1%.

    O resultado mostra que, sem Lacerda, a polarização entre PSDB e PT deve dar a tônica das eleições no estado. O primeiro exemplo disso foi no debate da TV Bandeirantes, quando Pimentel e Anastasia, governador entre 2010 e 2014, fizeram da comparação entre suas gestões o principal tema do encontro.

    Senado

    Outra característica marcante das eleições em Minas Gerais será o debate em torno dos resultados do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. Enquanto Anastasia foi o relator da cassação da petista no Senado, a ex-presidente lidera a disputa justamente para uma vaga na Casa, integrando a chapa de Fernando Pimentel.

    Segundo o Datafolha, Dilma lidera com 25% das intenções de voto, muito distante dos demais adversários, em um cenário fragmentado após o senador Aécio Neves (PSDB) ter desistido da reeleição para tentar ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados.

    Continua após a publicidade

    Quem desponta para ocupar a segunda vaga nessa eleição é o jornalista Carlos Viana (PHS), com 11%. Depois dele, aparecem os candidatos Coronel Lacerda (PPL) e Túlio Lopes (PCB) com 8%, Bispo Damasceno (PPL) com 7%, Rodrigo Paiva (Novo), Vanessa Portugal (PSTU), Rodrigo Pacheco (DEM) e Jaime Martins (Pros) com 6%.

    Dinis Pinheiro (SD) e Ana Alves (PCO) registraram 5%, seguidos por Jorge Luna (PT), Kaká Menezes (Rede) e Edson André (Avante) com 2% e Duda Salabert (PSOL) com 1%. Brancos e nulos são 24% para a primeira vaga e 40% para a segunda. Indecisos são 13% para a primeira vaga e 23% para a segunda.

    Pesquisa Datafolha, de 22 de agosto

    Antonio Anastasia (PSDB): 29%
    Fernando Pimentel (PT): 20%
    Romeu Zema Neto (Novo): 5%
    João Batista Mares Guia (Rede): 3%
    Dirlene Marques (PSOL): 2%
    Jordano Metalúrgico (PSTU): 1%
    Alexandre Flach (PCO): 1%
    Claudiney Dulim (Avante): 1%

    Continua após a publicidade

    Brancos e nulos: 28%
    Não sabem: 10%

    A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos MG 09858/2018 e BR 04023/2018. Foram ouvidos 1.214 eleitores em 56 municípios de Minas Gerais entre os dias 20 e 21 de agosto de 2018. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

    Publicidade
    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.