Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Datafolha: Paes lidera isolado em intenções de voto para reeleição no Rio

Em segundo lugar, Tarcísio Motta, do PSOL, supera o bolsonarista Alexandre Ramagem, conforme o levantamento

Por Lucas Mathias Atualizado em 5 jul 2024, 21h58 - Publicado em 5 jul 2024, 16h17

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lidera com folga as intenções de voto em busca da reeleição no pleito municipal deste ano, de acordo com o mais recente levantamento Datafolha. A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira, 5, aponta que ele tem a preferência de 53% dos eleitores. Em seguida, aparece o postulante do PSOL, Tarcísio Motta, com 9%, antes de Alexandre Ramagem (PL), aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro para a capital fluminense, que marca 7%. 

Veja o cenário completo: 

  • Eduardo Paes (PSD): 53%
  • Tarcísio Motta (PSOL): 9%
  • Alexandre Ramagem (PL): 7%
  • Juliete Pantoja (UP): 3%
  • Cyro Garcia (PSTU): 3%
  • Rodrigo Amorim (União): 2%
  • Marcelo Queiroz (PP): 2%
  • Dani Balbi (PCdoB): 1%
  • Carol Sponza (Novo): 0% 
  • Branco/Nulo/Nenhum: 14% 
  • Não sabem: 5%

O panorama é de folga para o prefeito, a pouco mais de um mês para o início da campanha eleitoral, marcada para 16 de agosto. Em busca de seu quarto mandato no posto, Paes também tem bom desempenho nas menções espontâneas — ou seja, quando o entrevistado diz em quem pretende votar sem ter uma lista à disposição. Nessa modalidade, marca 28% das intenções de voto. Por outro lado, dado o histórico na política local, 100% dos participantes da pesquisa afirmaram conhecê-lo, o que reduz sua margem de crescimento nos próximos meses. Ele terá o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora resista a entregar a vice de sua chapa ao partido do chefe do Planalto. 

Apontado até aqui como o principal opositor de Paes, em um cenário polarizado politicamente, Ramagem tem justamente o desconhecimento a seu favor. Apesar de marcar apenas 7 pontos percentuais, ele é desconhecido por 63% da população carioca, conforme a pesquisa. Para a campanha, sua equipe deve investir na associação de sua imagem com a da família Bolsonaro — especialmente Jair e Michelle — e explorar seu passado com atuação no campo da segurança, de modo a tentar encurtar a distância para o atual prefeito. O tema é tratado como central para o pleito deste ano. 

Tarcísio, por sua vez, tem histórico de boas votações entre o eleitorado fluminense, que é majoritariamente conservador. Em 2020, foi o vereador mais votado da capital. Ele é conhecido por 63% da população, e vê seu desempenho crescer em um cenário da pesquisa que lista menos candidatos. Nesse caso, sem a pré-candidata Dani Balbi (PCdoB), o psolista chega a 10% das intenções de voto. Integrante da mesma federação que o PT, o PCdoB deve ter de retirar o nome, já que o Partido dos Trabalhadores vai apoiar Paes. 

Continua após a publicidade

Joga ainda a favor do atual prefeito o índice de rejeição mapeado pela pesquisa. Tanto Tarcísio, com 22 pontos percentuais, quanto Ramagem, que tem índice de 21%, são mais rejeitados que Paes. De acordo com o levantamento, 19% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no pré-candidato do PSD.

A pesquisa ouviu 840 eleitores de terça (2) a quinta-feira (4). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.